O fim de semana prolongado de Carnaval em Piracicaba contará com 15 eventos totalmente gratuitos promovidos pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo. A programação acontece entre sexta-feira (13) e terça-feira (17), reunindo blocos carnavalescos, matinês, cortejos itinerantes e apresentações de jazz em diversos pontos da cidade.
VEJA MAIS:
A festa começa na sexta-feira (13) com o Bloco do Bagaço (bloco estático), das 18h às 21h30, no Engenho Central, Barracão 17. A expectativa é manter o público expressivo registrado desde a abertura oficial do Carnaval, em 30/01. Nos dois primeiros fins de semana, cerca de 12 mil pessoas participaram das atividades.
No sábado (14), a programação começa pela manhã com o grupo Amigos da Banda, que percorrerá corredores comerciais das 9h às 13h, com participações do Palhaço Sossego e da personagem Mona Capivara. Ao longo do dia, quatro blocos animam diferentes regiões, descentralizando a folia.
O domingo (15) terá atrações para todas as idades, com destaque para a Matinê no Engenho e três blocos carnavalescos, além de jazz itinerante na Rua do Porto. Já na segunda (16) e terça-feira (17), a programação segue com blocos tradicionais e o encerramento oficial no Engenho Central.
Ao todo, 16 blocos foram aprovados para integrar o Carnaval de Piracicaba 2026, entre eles Afropira, Baque Caipira, Cordão Mestre Ambrósio, Bloco da Ema, Bloco do Amor, Bloco do Peixe Frito, Bloco Vila África Kilombo e Bloquinho do Primo Luiz.
Segundo o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, a proposta é garantir um Carnaval democrático e acessível. “A programação foi pensada para atrair crianças, jovens, adultos e idosos. Temos opções para todos os gostos”, afirmou. A secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, destacou o impacto econômico. “O movimento de pessoas contribui para o aumento do consumo no comércio local, abrangendo alimentação, hospedagem e serviços, fomentando a economia do município”, disse.
Com eventos no Engenho Central, Praça da Boyes, Largo dos Pescadores, Estação da Paulista, Casa do Povoador, Santa Olímpia e Rua do Porto, o Carnaval reforça a ocupação dos espaços públicos e valoriza a cultura local.
SEXTA-FEIRA – 13/02
Bloco do Bagaço (bloco estático)
SÁBADO – 14/02
Amigos da Banda (itinerante)
Bloco Saputeda Mete Marcha
Cordão Mestre Ambrósio
Bloco Amigos da Rua do Porto
Bloco Unidos de Santa Olímpia
DOMINGO – 15/02
Jazz na Rua do Porto (itinerante)
Bloquinho do Primo Luiz
Bloco Afropira (bloco estático)
Bloco Pira Pirou
Matinê no Engenho
SEGUNDA-FEIRA – 16/02
Bloco do Amor
Bloco dos Boçais (bloco estático)
TERÇA-FEIRA – 17/02
Jazz na Rua do Porto (itinerante)
Bloco da Ema
Matinê no Engenho