23 de janeiro de 2026
BEM-ESTAR ANIMAL

Gatos acolhidos pela DPA ganham playground vertical em Piracicaba

Por Bia Xavier - Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação CCS
A gatificação auxilia na socialização dos gatos entre si e com os humanos.

A Divisão de Proteção Animal da Prefeitura de Piracicaba implantou um novo espaço gatificado para os gatos acolhidos no local, com o objetivo de promover mais bem-estar e qualidade de vida aos animais. O ambiente conta com prateleiras em diferentes alturas, caixas fixadas nas paredes e um circuito de caminhada integrado, formando um playground vertical.

Atualmente, cerca de 50 gatos vivem na Divisão, sendo 15 deles disponíveis para adoção. A gatificação é considerada uma importante estratégia de enriquecimento ambiental, pois respeita o comportamento natural dos felinos, que gostam de explorar, escalar e observar o ambiente a partir de locais elevados.

VEJA MAIS:



Estímulo físico e redução do estresse

O circuito integrado às prateleiras incentiva a atividade física constante, enquanto as caixas instaladas nas paredes funcionam como abrigos e pontos de descanso. Esses espaços oferecem sensação de proteção, o que contribui para a redução do estresse e da ansiedade dos animais.

Segundo o gerente da Divisão de Proteção Animal, o médico veterinário Maurício Etechebere, o impacto do novo espaço vai além do físico. “Esse tipo de ambiente deixa o gato mais ativo, seguro e confiante. Quando ele consegue expressar seus comportamentos naturais, o nível de estresse diminui”, destacou.

Socialização e cuidado diário

Etechebere também ressaltou que a gatificação auxilia na socialização dos gatos, tanto entre si quanto com os humanos. “Criar um espaço de entretenimento, segurança e conforto é fundamental para a socialização dos felinos, que reforçamos, ainda, com a escovação diária. Todo esse carinho é essencial para o bom convívio desses animais”, completou.

Adoção responsável

Quem tiver interesse em adotar um dos animais pode entrar em contato pelos telefones (19) 3427-2721 ou (19) 3434-3888 (WhatsApp) para agendar uma visita. Após o contato, é realizada uma avaliação do interessado, garantindo que cada pet seja encaminhado para um ambiente saudável e adequado, promovendo a posse responsável.

A adoção é permitida apenas para maiores de 18 anos. A Divisão de Proteção Animal está localizada na rua dos Mandis, s/n, no bairro Jupiá.