A Justiça de São Paulo autorizou a retomada imediata do concurso para professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, que havia sido suspenso liminarmente em outubro por suspeitas de irregularidades. Na sentença proferida pelo juiz Maurício Habice, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Piracicaba, o pedido de Mandado de Segurança do candidato Sergio de Zen foi julgado improcedente, denegando a segurança postulada.
VEJA MAIS:
O candidato Sergio de Zen questionava dois eixos argumentativos principais: a legalidade da alteração na composição da Comissão Julgadora e a suspeição do seu Presidente, o Professor Carlos Bacha.
1. Legalidade da Alteração na Banca Examinadora
O impetrante alegava que a troca de um examinador titular (Professor Rodrigo Lanna remanejado para suplente, substituído pela Professora Andrea Lago) teria sido justificada de forma irregular, baseada em "questões de saúde" falsas, já que Lanna declarou não ter impedimento médico.
2. Alegação de Suspeição do Presidente
De Zen também alegava a suspeição do Presidente da Comissão Julgadora, Professor Carlos Bacha, sob o argumento de que a esposa do professor mantém vínculo de subordinação hierárquica direta com outro candidato, o Professor Luciano Mendes (que exerce função de chefia administrativa na unidade onde ela trabalha).
Com a improcedência da ação , o magistrado revogou a medida liminar que impedia a homologação do resultado final do concurso. A USP está, portanto, liberada para concluir e publicar o resultado do certame. O processo foi extinto com resolução do mérito.
Apesar da decisão judicial, o Professor Luciano Mendes, que teria vencido o concurso, afirma estar sofrendo ataques e questionamentos de colegas. As denúncias extra-autos questionam a veracidade de seu pós-doutorado, a coordenação de um projeto da Fapesp e a autoria de um livro. Mendes nega todas as acusações e apresentou documentos para comprovar a veracidade das informações curriculares, como uma declaração do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) sobre seu pós-doutorado.