Piracicaba literalmente sumiu na neblina na manhã desta terça-feira (28). O cenário surpreendeu quem saiu cedo de casa: os prédios desapareceram atrás de um manto branco e a cidade ganhou um ar de mistério e calmaria, mais comum nos dias de inverno do que no fim de outubro.
VEJA MAIS
Apesar da aparência gelada, o clima estava apenas ameno, com temperatura em torno dos 20 °C. No entanto, agora,11h, os termômetros indicam 27 °C.
Em diversos pontos altos da cidade, o fenômeno virou motivo para pausa e registro. Motoristas estacionaram por alguns minutos a caminho do trabalho ou da escola para fotografar o visual quase cinematográfico, raro para esta época do ano.
“Um dia assim estimula demais a disposição da gente, ainda mais em um período do ano que sempre é muito quente”, contou o representante de vendas automotivas, Antônio Carlos Ventura, de 62 anos, enquanto observava a paisagem encoberta pela névoa.
Segundo especialistas, a combinação de madrugada fria, umidade elevada e ventos mais fracos favorece a formação da neblina — algo mais comum no inverno, mas que pode ocorrer esporadicamente na primavera.
O fenômeno não só trouxe beleza e encanto à manhã piracicabana, como também quebrou a rotina de calor intenso típica do final de outubro, lembrando a todos que o clima, assim como o humor da cidade, também gosta de surpreender.