O União Vila Fátima se sagrou campeão da 4ª edição da Copa Tio Régis de futebol amador. A final, disputada no último domingo (7), no campo do bairro Vila Fátima, terminou com a vitória de 2 a 0 sobre o União São Jorge. O campeonato foi organizado pela Liga Desportiva Piracicabana (LDP), com apoio da Prefeitura de Piracicaba.
A equipe campeã, além de levar a taça, foi premiada com R$ 3 mil e garantiu uma vaga no Campeonato Amador do Estado, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e programado para ocorrer em outubro deste ano. O time vice-campeão, União São Jorge, recebeu uma premiação de R$ 2 mil.
A competição, que teve início em julho e se estendeu até setembro, contou com a participação de 11 times divididos em dois grupos. Segundo o presidente da LDP, Leandro Reynaldo da Silva, o torneio foi "bastante acirrado e de alto nível técnico".
Roger Carneiro, secretário municipal de Esportes, reforçou o compromisso da pasta em apoiar o futebol amador de Piracicaba. Ele ressaltou a importância do esporte para a comunidade, afirmando que o futebol amador "tem um papel fundamental, promovendo lazer, inclusão e oportunidades principalmente para a juventude".
O Amador do Estado, como em todos os anos, será realizado em outubro. Em 2024, a Liga Desportiva Piracicabana foi representada pelo União Vila Fátima FC, campeão da Série Prata da Copa Tio Régis, que é o torneio amador da entidade piracicabana. A equipe foi eliminada pelo CA Bandeirante de Brodowski nas quartas de final.
O Campeonato Amador do Estado é uma competição tradicional de futebol, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) desde 1942. A cidade de Piracicaba já teve participações de destaque ao longo da história do torneio.
Em 1988, o time do Katatumba Esporte conquistou o título da competição. Quatro anos depois, em 1992, a mesma equipe garantiu o vice-campeonato. Mais recentemente, nos anos 2000, o Jaraguá FC chegou à final, mas ficou com o segundo lugar após ser superado pelo Itapuí.
Nos últimos três anos, o torneio tem sido dominado pelo CA Bandeirante, da cidade de Brodowski, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. A equipe, que foi a responsável pela eliminação do União Vila Fátima no último ano, tem mantido a hegemonia na competição.