Com o objetivo de valorizar a cultura negra e o patrimônio afro-brasileiro, começa na próxima sexta-feira (8), em Piracicaba, o projeto "Rotas Afro Convida: Mestres e Grupos Culturais". A iniciativa da premiada Rotas Afro conta com a participação de escolas do município e atividades abertas ao público. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Prefeitura de Piracicaba e da Secretaria Municipal da Ação Cultural.
VEJA MAIS:
Ao todo, serão dez roteiros culturais, que passam por pontos históricos da cidade. As caminhadas são guiadas pela idealizadora e coordenadora Julia Madeira e pela professora doutora Marilda Soares, com a participação de mestres e grupos culturais que compartilham suas vivências, saberes e tradições.
“O ‘Rotas Afro Convida’ tem o objetivo de levar para as ruas os nossos mestres, que são parte fundamental da pesquisa do projeto. Teremos mestres do jongo, do batuque, da capoeira, do samba, que vão compartilhar memórias e tradições com o público”, destaca Julia Madeira. “É fundamental levar esse conhecimento aos jovens e garantir a continuidade das tradições. Muitos estudantes desconhecem suas próprias raízes e a história da cidade”, completa.
No dia 16 de agosto (sábado), o roteiro será aberto à população. A concentração será às 9h no Largo Santa Cruz, com encerramento no Engenho Central, em percurso de cerca de 2h30. São 20 vagas disponíveis, com inscrições pelo Instagram @rotasafro.
Entre os destaques da programação estão:
• Daniel Garnet, rapper e fundador de uma das batalhas de rima mais antigas do Estado;
• Batalha Central, com encerramento em rima coletiva;
• Grupo Baque Caipira, que difunde o maracatu há mais de 10 anos em Piracicaba;
• Mestre Zequinha, referência na cultura popular;
• Antonio Filogenio de Paula Junior, batuqueiro e pesquisador;
• Ras, rapper e educador.
Como contrapartida, o projeto oferece formação online e gratuita para professores, com foco na aplicação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A formação terá intérprete de Libras e será divulgada nas redes do Rotas Afro.
Criado em 2019, o Rotas Afro atua em cidades como Piracicaba, Campinas, Rio Claro, Vinhedo e Sorocaba. A proposta é narrar as histórias negras desses municípios por meio de caminhadas culturais, turísticas e tecnológicas, com parcerias com escolas, empresas e roteiros abertos ao público.
O projeto já foi premiado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).
Programação confirmada
• 08/08 – Roteiro com Baque Caipira e E.E. Francisco Mariano da Costa;
• 16/08 – Roteiro aberto ao público com a professora Marilda Soares;
• 20/08 – Roteiro com o rapper Ras e a E.E. Attilio Vidal Lafrata;
• 27/08 – Roteiro com a Batalha Central e a E.E. Dionetti Callegaro Miori;
• 20/09 – Roteiro aberto ao público com Antonio Filogenio Junior.
Mais informações sobre o projeto Rotas Afro podem ser obtidas no Instagram (@rotasafro), Facebook e LinkedIn (Rotas Afro). O e-mail para solicitar informações adicionais é rotasafro@gmail.com.