18 de dezembro de 2025
ACERTO DE CONTAS

Receita Federal abre hoje (24) do 3º lote de restituição; veja

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Terceiro lote da restituição é liberado pela Receita Federal nesta quinta-feira (24)

A partir das 10h desta quinta-feira (24), cerca de 7,2 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de 2025 terão a chance de acertar as contas com o Leão. A Receita Federal liberou a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do ano, que se destaca como o maior da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

VEJA MAIS:

No total, 7.219.048 contribuintes receberão um montante de R$ 10 bilhões. A maior parcela desse valor será destinada a contribuintes com prioridade no reembolso, conforme informado pelo Fisco.

Detalhamento das Restituições

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

É importante notar que, embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida em conjunto com a opção Pix passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.

Como consultar e receber

A consulta pode ser feita diretamente na página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. O aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones, também permite a consulta.

O pagamento das restituições será efetuado em 31 de julho, diretamente na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.

O que fazer em caso de pendência ou não recebimento

Se o contribuinte não estiver na lista de restituição, a orientação é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para tirar o extrato da declaração. Caso seja identificada alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Para casos em que a restituição não seja depositada na conta informada (por exemplo, conta desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco (4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades e 0800-729-0088 para pessoas com deficiência auditiva).

Após um ano, caso o valor não seja resgatado, o contribuinte deverá requerer a restituição no Portal e-CAC. Para isso, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".