Com o objetivo de fomentar a capoeira no estado de São Paulo, o 9º Fenacap (Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba) acontece até o dia 3 de agosto com atividades voltadas à integração de grupos, escolas e projetos sociais, e com um final de semana em que recebe capoeiristas de diferentes partes do Brasil e do mundo.
VEJA MAIS:
A iniciativa é desenvolvida com recursos da política nacional Aldir Blanc. A realização é do Instituto Afropira, Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura de Piracicaba, secretarias de Cultura; Turismo; e Esportes Lazer e Atividades Motoras. O apoio é da ETC Produtora e MVF Produtora, VMB (Volta ao Mundo Bambas) e i-Hotel Piracicaba.
Uma das atividades mais populares do Fenacap é a Cicap (Copa Interior de Capoeira), uma competição que atrai atletas de alto rendimento. Além de premiações com medalhas, troféus e cinturão, os finalistas serão ranqueados no VMB, o Volta do Mundo Bambas. Neste ano, houve 124 inscrições, o dobro de 2024, alcançando 43 municípios de São Paulo. Devido à alta procura pós-VMB, o processo de inscrições precisou ser prorrogado.
Mais informações sobre o 9º Fenacap podem ser obtidas no Instagram: @fenacap_oficial.
No sábado (19/7), a partir das 8h, acontece a Caminhada Turística na Batida do Berimbau, com saída do Largo da Santa Cruz. A organização orienta os participantes a levarem seus berimbaus. No domingo (20/7), às 9h, na Avenida Renato Wagner, haverá Aulão de Floreios e Acrobacias, com o Mestre Marquinho, parceria com a Secretaria de Esportes.
Na segunda-feira (21/7), às 19h, no Instituto Afropira, será realizada aula de Escrita de Projetos Para Capoeira, com a Professora Nany. Também no Instituto Afropira, na quarta (23), às 19h, acontece o Trançado Cordão de Capoeira, com o Professor Gui Guaiamum. Essas atividades são gratuitas e os interessados devem ser inscrever pelo link.
Nos dias 23 e 24 de julho, acontecem oficinas de construção de instrumento, sempre às 19h, no Instituto Afropira, com o Mestre Topete. Na quarta (23/7) a aula será de Caxixi. O valor é R$ 50 e as inscrições devem ser feitas pelo link. Já na quinta (24/7), a oficina será e Berimbau. O valor é R$ 100 e as inscrições devem ser feitas pelo link.
Entre os dias 25 e 27 de julho acontece a Imersão Fenacap, dedicada a receber capoeiristas do mundo inteiro para participações em capacitações, oficinas, cursos, palestras, competições, premiações, homenagens, rodas de capoeira e conversa.
O Fenacap realiza, ainda, visitas a escolas e projetos sociais com o objetivo de apresentar a capoeira para crianças e adolescentes e, assim, levar mais participantes aos grupos da cidade. Em todos os bairros visitados pela direção do Afropira, os interessados são sempre direcionados a buscarem o grupo de capoeira mais próximo.
Diretora do Instituto Afropira, Elaine Teotonio subiu ao palco da Seletiva Musical do Volta do Mundo Bambas (VMB), em Brasília (DF) e conquistou o título da categoria adulto da primeira edição do reality show que reuniu novas vozes da capoeira. Ela conquistou o direito de cantar no palco principal da 9ª edição da VMB, considerado um dos maiores e mais importantes eventos de capoeira do mundo.
“A primeira Seletiva Musical do Volta do Mundo Bambas foi um sucesso, projetando para o mundo talentos da musicalidade da nossa arte-luta. Essa conquista carrega o axé de muita gente. Quero agradecer a todos que torceram, acreditaram, incentivaram e me acompanharam nesse caminho”, diz Elaine Teotonio.