05 de dezembro de 2025
ALERTA NOS MERCADOS

ANVISA proíbe vendas de mais 100 produtos em 2025; saiba quais

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 3 min
Foto: Reprodução/Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) intensificou as ações de fiscalização sobre alimentos e suplementos vendidos no Brasil em 2025, resultando na punição de mais de 100 marcas até o momento. Diversos produtos foram suspensos, proibidos ou recolhidos do mercado por apresentarem riscos à saúde dos consumidores, incluindo itens de consumo diário como café e azeite, além de categorias completas de suplementos.

VEJA MAIS:

As medidas drásticas deste ano atingiram até mesmo segmentos inteiros, como os suplementos à base de ora-pro-nóbis, já que a planta não tem comercialização aprovada. Os casos mais graves foram encontrados justamente nos suplementos, que apresentavam listas de ingredientes incompletas, contaminações bacterianas e, em muitos casos, origem e fabricação desconhecidas.

Lista de proibidos pela Anvisa em 2025:

Confira alguns dos alimentos e suplementos punidos pela Anvisa neste ano:

Suplementos:

Alimentos:

A agência também agiu incisivamente contra falsificações, identificando cópias irregulares de suplementos com marcas conhecidas, como Realmed, PB 8 Probiotic, Now e Life Extension.

Posicionamento da empresa 

Em nota, a empresa AICE diz: "Todos os produtos citados mantêm a fórmula original, não oferecem risco a saúde e possuem licenças sanitárias vigentes, emitidas por autoridades competentes. A ação descrita pela Anvisa configura-se como uma medida preventiva de rotulagem, sem qualquer relação com a composição, qualidade ou segurança dos produtos.
AICE informa que os ajustes solicitados referem-se exclusivamente à forma de apresentação de determinados ingredientes no rótulo, como a substituição de códigos técnicos por nomes escritos por extenso, conforme previsto em norma específica.
A atualização dos rótulos já está em andamento, de forma imediata e coordenada, seguindo o padrão internacional de conformidade da marca, presente em 26 países e mais de 700 mil pontos de venda", finaliza.