05 de dezembro de 2025
NÍVEL RASO!

Rio Piracicaba registra apenas 1,14 metro e acende alerta

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP
Não há previsão de chuvas para a primeira quinzena de julho em Piracicaba, o que indica a possibilidade de outra queda no nível do rio nos próximos dias

O Rio Piracicaba atingiu 1,14 metro de altura nesta terça-feira (1º), segundo o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP). A medição representa um nível relativamente abaixo da média registrada para o mês de julho em comparação aos anos anteriores, o que acende um alerta sobre a condição hídrica na região.

Saiba Mais:

Historicamente, o rio apresenta níveis mais estáveis durante o inverno, mas ainda assim acima do valor atual. Técnicos explicam que a variação na altura e na vazão do rio está relacionada a uma combinação de fatores, como o volume de chuvas na bacia hidrográfica, a intensidade da estiagem e a captação de água para uso urbano e agrícola.

A vazão do rio, que é monitorada diariamente, pode sofrer alterações bruscas mesmo em períodos curtos, dependendo do comportamento do clima. Em situações de seca prolongada, como a que vem sendo observada, há redução no volume de água disponível para o abastecimento público, irrigação e preservação do ecossistema aquático.

Atualmente, não há previsão de chuvas para a primeira quinzena de julho em Piracicaba, o que indica a possibilidade de manutenção ou até de queda no nível do rio nos próximos dias. A falta de precipitações contribui para o cenário de atenção, especialmente em áreas que dependem diretamente dos recursos hídricos do rio.

A Defesa Civil e os órgãos ambientais seguem acompanhando o comportamento do rio, com base em medições periódicas e modelos meteorológicos. Até o momento, não há registros de impacto imediato no abastecimento da cidade, mas as autoridades reforçam a importância do uso consciente da água por parte da população.

O monitoramento continuará sendo feito ao longo do mês, e novos boletins devem ser divulgados em caso de alteração significativa no cenário hídrico da região.