21 de dezembro de 2025
CRUELDADE!

Orcas e golfinhos são abandonados em parque desativado

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
As imagens mostram os animais nadando sem direção em tanques, que apresentam sinais de abandono, incluindo a presença de algas nas piscinas

Duas orcas e doze golfinhos continuam abrigados nas dependências do Marineland Antibes, na França, desde o fechamento do local em janeiro de 2025. O parque, situado próximo a Cannes, encerrou suas atividades após a entrada em vigor de uma legislação aprovada em 2021 que proíbe apresentações com cetáceos no país.

Saiba Mais:

Imagens divulgadas pelo grupo ativista TideBreakers mostram os animais nadando sem direção em tanques que, segundo a organização, apresentam sinais de abandono, incluindo a presença de algas nas piscinas.

As orcas em questão são Wikie, com 23 anos, e seu filho Keijo, de 11 anos. Elas são os últimos exemplares da espécie mantidos em cativeiro na França. As autoridades locais ainda não definiram um novo destino para os cetáceos. A proposta de transferência para o Canadá foi rejeitada por conta da distância, considerada excessiva. Alternativas como Japão e Espanha também foram descartadas. No caso de Tenerife, as autoridades espanholas não autorizaram a mudança.

A ativista Marketa Schusterova, cofundadora do TideBreakers, afirmou que o grupo considera a situação urgente e defende a realocação imediata dos animais para um espaço mais adequado. Em entrevista ao jornal Daily Star, ela declarou que não há condições de soltura na natureza, já que os dois nasceram em cativeiro, mas que ainda assim é necessário garantir um ambiente seguro e estável para o restante de suas vidas.

Ainda não há definição oficial sobre o futuro dos cetáceos. As autoridades francesas seguem em busca de alternativas viáveis para a transferência.