16 de dezembro de 2025
250 ANOS

Sé Catedral de Piracicaba: símbolo religioso referência no Estado

Por Nani Camargo |
| Tempo de leitura: 4 min
Will Baldine
Mais que um símbolo religioso, a Sé Catedral de Piracicaba, é um marco da arquitetura e do patrimônio histórico da cidade

Mais que um símbolo religioso, a Sé Catedral de Piracicaba, é um marco da arquitetura e do patrimônio histórico da cidade. Sua beleza é referência e o templo é considerado um dos mais bonitos do Estado. A igreja traz consigo uma história que começou 250 anos atrás, quando ainda era a Paróquia Santo Antônio. Anos mais tarde é que se tornou catedral. Uma série de festividades e celebrações estão marcadas pela Diocese de Piracicaba. Neste domingo (23), às 10h30, por exemplo, ocorre a Missa Solene de comemoração dos 250 anos de instalação da paróquia.

A Paróquia Santo Antônio foi criada em 21 de junho de 1774, apenas sete anos após a fundação de Piracicaba, pelo terceiro bispo de São Paulo, Dom Frei Manuel da Ressurreição, desmembrando-a da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, da cidade de Itu. Com a criação da Diocese em 1944, a paróquia foi se tornou a igreja-mãe da Diocese, chamada Sé Catedral.

A história do templo atual se inicia em 1946. O local foi construído para substituir a antiga igreja matriz, que foi demolida devido à sua precariedade. O bispo da época, Dom Ernesto de Paula, chegou a resistir demolir a antiga construção, achava isso uma "penosa tarefa". Ele queria, a princípio, reformar a velha igreja, mas foi vencido. "Consultou diversos engenheiros, mas eles disseram que a melhor solução seria demoli-la. Assim, em reunião do clero, em 22 de janeiro de 1946, Dom Ernesto comunicou sua decisão de construir uma nova igreja catedral e recebeu a aprovação unânime", citam os registros da Diocese de Piracicaba.

O bispo solicitou à Santa Sé licença para que a Igreja de São Benedito funcionasse como catedral provisória, o que foi concedido. No dia 25 de janeiro, Dom Ernesto celebrou a última missa na velha ireja. Após a celebração, a imagem de Santo Antônio foi transladada para a Igreja São Benedito. E à noite, o Santíssimo Sacramento foi levado em procissão. No dia seguinte, iniciou-se a demolição da igreja.

Em 13 de junho de 1946, dia de Santo Antônio, foi lançada a pedra fundamental da nova catedral. Dois anos depois, na festa do padroeiro, Dom Ernesto celebrou a primeira missa na igreja em construção.

Em 1950, a partir de abril, nos domingos e dias santos, as missas passaram a ser celebradas na igreja em fase de acabamento. No dia do padroeiro, foram inaugurados os vitrais das naves laterais. No dia 7 de dezembro foram inaugurados o altar-mor, a mesa da comunhão, o forro, os vitrais da nave central e a grande rosácea do coro.

E, enfim, quatro anos depois da decisão pela demolição da igreja, no dia 27 de dezembro de 1950 aconteceu a inauguração oficial da Catedral, com missa pontifical celebrada pelo pároco, Monsenhor Manoel Francisco Rosa.

Um dos momentos políticos mais importantes envolvendo a igreja foi em 13 de março de 1958, quando ocorreu a bênção das torres pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo de São Paulo. Participaram do evento o presidente da República Juscelino Kubitschek, o governador do Estado Jânio Quadros e inúmeras autoridades.

JP acompanhou construção até sua inauguração

A construção da catedral de Piracicaba foi acompanhada ao longo dos anos pelo JP. Fortunato Losso Netto, fundador e editor do JP, participou, inclusive, do lançamento da pedra fundamental da Catedral, em 13 de junho de 1946. Em dezembro de 1950, o JP publicou: "Santo Antônio volta para seu lugar Tradicional".

Veja o texto da reportagem: "Hoje o glorioso taumaturgo, padroeiro da cidade, volta a seu tradicional lugar, agora dentro do majestoso templo principal da diocese, marcando um dia de grande significado para a população católica de Piracicaba. Hoje, finalmente vai realizar-se o piedoso desejo de todos os católicos piracicabanos de ver a imagem veneranda do padroeiro da cidade definitivamente enternizada no altar mór na nova Catedral. Às 22 horas deverá sair da Igreja de São Benedito, imponente procissão conduzindo a imagem para a nova Catedral. Será o seguinte percurso da procissão: ruas Rosário, Voluntários de Piracicaba, Governador, Gomes Carneiro, Boa Morte e Largo da Catedral. Logo após a entrada da procissão, a imagem de Santo Antônio será definitivamente colocada no majestoso altar de mármore da nova Catedral, de onde fará baixar abundantes bençãos por sobre Piracicaba que soube levantar o imponente tempo para a sua glória. Todos os católicos piracicabanos estão convidados para acompanhar Santo Antônio na sua entrada solene na nova Catedral que será assim, oficialmente inaugurada".

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal de Piracicaba - Oficial (@jpjornal)