27 de julho de 2024
IRREGULARIDADES

Operações de trânsito em Piracicaba autuam e apreendem veículos

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

As operações da campanha Maio Amarelo da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) autuaram, em 21 dias, 52 veículos irregulares em Piracicaba, entre motocicletas e automóveis. Deste número, oito veículos, sendo duas motos e seis automóveis foram apreendidos. No total, 127 veículos foram fiscalizados desde o primeiro dia de maio.

Saiba mais

De acordo com a Semuttran, a operação, que vai durar até o próximo dia 31, foram realizadas duas operações de fiscalização de motocicletas e conscientização de condutores. A primeira delas aconteceu no dia 2 de maio, no acesso a Piracicaba pela avenida Doutor Cássio Pascoal Padovani, e a última no dia 16, no cruzamento da avenida Doutor Paulo de Moraes com a rua Bom Jesus. As ações acontecem em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e as polícias Militar (PM) e Militar Rodoviária (PMR). Este ano a campanha, que busca conscientizar para redução de acidentes no trânsito, tem como tema Paz no Trânsito Começa por Você. As ações seguem até o dia 31 de maio.

Além disso, desde o dia 1° de maio, foram realizadas oito blitzes educativas em vários pontos da cidade. As blitzes educativas tem como objetivo fazer abordagens de orientação sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para que o índice de acidentes diminua. Além da distribuição de materiais da campanha, os veículos passam por verificações e são orientados caso seja encontrada alguma irregularidade.

Segundo a secretária da Semuttran, Jane Franco, o movimento internacional Maio Amarelo foi criado para conscientização de segurança e redução de acidentes no trânsito, e em 2021, a organização do movimento em Genebra lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021-2030), que tem como meta prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030. “É um desafio para os países participantes, e para nós da pasta, que trabalhamos incansavelmente para reduzir os números de Piracicaba, principalmente com o modal dos motociclistas. Somos resilientes e estamos atentos para diminuir esses acidentes através de todas as ações que estamos fazendo, até zerarmos esses índices”, explica.

“As operações durante o mês de maio têm o objetivo principal de conscientizar os condutores de motocicletas a trafegarem com segurança e também dentro das normas estabelecidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), diminuindo assim os riscos de acidentes”, explica o subinspetor da GCM, Marcos Rodrigues.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.