Um corpo foi encontrado no rio Piracicaba na noite desta quinta-feira (25). A polícia acredita que possa ser do professor desaparecido Valdir Seije Ito, de 65 anos, pela localização do cadáver: próximo à Ponte do Caixão. Foi nas imediações desta região da cidade que o docente foi visto por testemunhas pela última vez, em meados de abril.
O JP apurou que a família do professor foi chamada para reconhecimento na manhã desta sexta-feira (26). O corpo estava em avançado estado de decomposição e, por isso, no Boletim de Ocorrência foi registrado como "desconhecido".
Também foi levantada a suspeita de o cadáver ser do diretor de escola Valmir Alves de Azevedo, de 59 anos, desaparecido desde 22 de março. No entanto, como diretor sumiu na região de Santana e Santa Olímpia, a tese mais forte foi para o desaparecimento do professor Ito.
Caso a família do professor não consiga fazer o reconhecimento, parentes de Azevedo também podem ser chamados. Uma perícia vai ser realizada para a comprovação oficial da identidade.
O professor de ciências Valdir Seije Ito desapareceu após solicitar um carro por meio de aplicativo para comparecer à festa de um amigo. Foi em 16 de abril.
De acordo com familiares, ele deixou sua residência por volta das 19h, vestindo pijama e chinelos, sem levar o aparelho celular e seus óculos. Ele entrou no carro de aplicativo e seu destino permanece desconhecido, apesar de surgirem relatos de possíveis desembarques na avenida Cruzeiro do Sul, próximo a um restaurante, e também em Santa Teresinha.
Desde o momento em que embarcou no veículo, o professor não foi mais localizado pela esposa, filho e demais familiares, que estão desesperados e apreensivos quanto ao seu paradeiro. Valdir Ito é uma figura muito conhecida, com uma atuação relevante na cidade de Águas de São Pedro. Amigos e ex-alunos o descrevem como uma pessoa tranquila, dotada de grande sabedoria.
Equipes do Departamento de Investigações Criminais da Polícia Civil de Piracicaba realizaram no fim de março buscas pelo diretor de escola Valmir Azevedo com o auxílio de cães farejadores. O trabalho ocorreu na zona rural de Santa Olímpia e Santana, em Piracicaba.
A operação tentou, sem sucesso, achar pistas sobre o paradeiro de Valmir a partir do último ponto em que sua localização foi registrada, em 22 de março, quando desembarcou de um veículo e visualizou suas mensagens no aplicativo próximo à Usina de Asfalto na região da Pedreira de Santana.
Valmir ocupava o cargo de diretor da Escola Estadual Catharina Casale Padovani, na região do Santa Teresinha. Além disso, foi enfermeiro na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Vila Sônia, onde se aposentou. Valmir é descrito por amigos como uma pessoa íntegra e dedicada.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.
Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.
...