A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, abre a Semana do Lixo Zero no sábado (20) com um dia especial de coleta de lixo eletrônico. A iniciativa, que faz parte do Dia Mundial da Limpeza, visa dar um destino correto a resíduos que muitas vezes acabam no lixo comum.
- Programa EducaTrilha celebra 10 anos com Moção de Aplausos
- Tuberculose: Piracicaba registra 94 casos este ano
- Tentativa de roubo termina em tiros e reféns em Piracicaba
A ação de coleta acontecerá das 7h30 às 14h30 em seis pontos da cidade. Entre os itens que podem ser descartados estão TVs, computadores, celulares, geladeiras, micro-ondas, pilhas, baterias e outros eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Em 2024, a mesma atividade recolheu cerca de 3 toneladas de lixo eletrônico, que foram encaminhadas para reciclagem.
Os pontos de coleta são:
- Ginásio de Esportes da Esalq (avenida São João, 900)
- Estação da Paulista (avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580)
- Varejão do Bairro Alvorada (avenida Rio das Pedras, 2411)
- Praça do Quilombo, em Santa Terezinha (rua Adelmo Cavagioni, s/n)
- Praça do Parafuso, na Vila Rezende (rua Acácio do Canto, s/n)
- Centro Comunitário do Santa Rosa (rua Milton Teixeira de Sá, 250)
Ainda no sábado (20), das 8h às 11h, um mutirão de limpeza será realizado pelas ruas do bairro Santa Rosa.
Programação Educativa
Após a ação inicial, a Semana do Lixo Zero segue até 28 de setembro com uma programação focada em educação ambiental e consumo consciente. As atividades incluem palestras, oficinas e discussões sobre temas como compostagem, descarte correto de resíduos e desafios ambientais. Os eventos acontecerão em locais como Fatec, CRAS São José e Engenho Central.
A programação completa está disponível no site oficial do evento. A Semana do Lixo Zero é uma organização da Associação de Moradores do Bairro Santa Rosa, com a realização da Prefeitura e apoio de diversas entidades e empresas.