O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba diminuiu o número de serviços acumulados de reparo em redes de água em 86% após cinco meses de trabalho. A autarquia reduziu a pendência de mais de 300 reparos, registrada em abril, para cerca de 40 em agosto.
- Piracicaba e região: Senac faz mais de 120 atividades gratuitas
- Fim do Enxuto: clientes têm últimos dias para compras
- Alerta Amarelo: Chuvas e ventos fortes irão atingir o estado
A melhora nos indicadores é resultado da contratação de uma empresa especializada, que auxiliou na agilidade dos serviços, especialmente no conserto de vazamentos. O investimento total no contrato foi de R$ 11 milhões.
Segundo o presidente do Semae, Ronald Pereira, o trabalho visa combater as perdas de água no município. "Com as solicitações de reparos sendo atendidas mais rapidamente, o volume de água perdida nestes vazamentos é bem menor", afirmou. Ele também destacou que a autarquia busca diminuir ainda mais esse índice.
A empresa contratada trabalha em conjunto com as equipes do Semae, realizando a troca de ligações de água de até 32 mm, além de reparos em redes de distribuição de água de 25mm a 150 mm de diâmetro. Os serviços incluem o conserto de conexões, vazamentos e a recomposição do pavimento de acordo com o padrão da Prefeitura de Piracicaba.
Pereira informou ainda que, a pedido do prefeito, as equipes de trabalho do Semae foram ampliadas no início do ano. "Em dezembro de 2024, cada Regional do Semae tinha cinco equipes, e agora, cada uma conta com sete. Isso melhorou o tempo-resposta nestes casos", explicou. Ele concluiu que a união entre o serviço da nova empresa e a ampliação das equipes reforçou o trabalho para reduzir as perdas de água.