A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia uma ação para intensificar a vacinação contra o HPV. O foco é imunizar jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados. Para isso, a administração municipal oferece um horário estendido na UBS Centro, com atendimento das 17h às 20h.
- Dengue: Prefeitura e CreciSP fazem megaoperação contra a doença
- Helinho Zanatta faz balanço e anuncia novos investimentos
- Prefeitura se reúne com Governo para melhorias no Zoológico
Além do horário especial na UBS Centro, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde da Atenção Básica (UBSs e PSFs), exceto na UBS Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. A meta é vacinar 90% dos mais de 11 mil jovens que compõem este grupo.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco, ressaltou a importância da imunização, destacando que "pais, responsáveis e a população em geral precisam estar cientes da importância da vacinação, que junto a outras medidas, garante um futuro mais saudável para todos”.
A vacina contra o HPV, introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em 2014, é uma das principais ferramentas para prevenir o câncer de colo do útero, o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil, além de proteger contra outros tipos de câncer relacionados ao vírus. A imunização é recomendada para meninos e meninas, pois os homens também podem desenvolver cânceres relacionados ao HPV e são transmissores do vírus.
Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identificação com foto (com número do CPF ou cartão SUS) e a caderneta de vacinação, se houver. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Karina Corrêa, a campanha é um "resgate" promovido pelo Ministério da Saúde para aumentar a cobertura vacinal.