
Destinada a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º anos) e do Ensino Médio, a Olimpíada Matemática da Unicamp (OMU) está com inscrições, abertas até o dia 10 de abril. Podem participar estudantes oriundos de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.
A competição é dividida em dois níveis: Nível Alfa, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e Nível Beta, abrangendo as três séries do Ensino Médio.
Ambas as divisões contam com três fases em equipes de três participantes, que devem ser formadas junto com um professor responsável.
Unicamp vai diminuir número de questões da 2ª fase do vestibular
A estrutura da OMU foi pensada para estimular a colaboração e o raciocínio matemático em diferentes formatos de avaliação. As provas são dissertativas e acontecem da seguinte forma: a 1ª e a 2ª fase são online, cada uma com duração de uma semana, enquanto a 3ª fase é presencial, realizada na Unicamp. Os alunos do Nível Beta que chegarem à 3ª fase em equipe são convidados a participar da Fase Individual, também presencial. Outro diferencial da OMU é apossibilidade de utilizar a medalha conquistada para ingressar em diversos cursosde graduação da Unicamp, sem fazer vestibular.
Nas provas da 1ª e da 2ª Fases, é permitida consulta a livros, textos, softwares, sites, vídeos e outras fontes existentes de informação e conhecimento.
Segundo o professor Giuliano Angelo Zugliani, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp e um dos responsáveis pela Olimpíada, esse formato gera uma experiência colaborativa e enriquecedora para os participantes.
“Essa característica da prova permite que os participantes busquem conhecimentos que, em alguns casos, podem não ter sido abordados na escola. É uma oportunidade de aprender conceitos novos e desenvolvê-los ao longo de uma semana, tornando a matemática mais atual e próxima dos alunos”, destaca o professor.
A OMU premia os participantes com medalhas de ouro, prata e bronze, entregues na cerimônia principal, programada para o mês de setembro. Além disso, concede honrarias especiais, como o Destaque de Redação, o Prêmio Professor Destaque e distinções voltadas à participação feminina e às equipes de destaque regional, promovendo a inclusão e valorização do talento matemático em diferentes contextos.
Para mais informações sobre a 41ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) e inscrições, acesse o site oficial: olimpiada.ime.unicamp.br. O prazo de inscrição vai até 10 de abril, e os pedidos de isenção da taxa podem ser feitos até 27 de março.