PERSONA

Odair Luiz de Melo: 'Minha maior satisfação é servir'

Por Reinaldo Diniz |
| Tempo de leitura: 10 min
Claudinho Coradini/JP
'O convite do prefeito Helinho foi uma honra', disse
'O convite do prefeito Helinho foi uma honra', disse

Com 52 anos, o engenheiro ambiental Odair Melo tem uma carreira sólida no funcionalismo público, com mais de 20 anos de experiência, com passagens pela Guarda Civil e Defesa Civil. Nas eleições municipais de 2024, ele recebeu 2.083 votos e foi eleito para seu primeiro mandato na Câmara Municipal. No entanto, Melo se licenciou do cargo de vereador para assumir a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. Nesta entrevista à coluna Persona do Jornal de Piracicaba, o secretário compartilha projetos, desafios e soluções

1) Gostaria que o senhor compartilhasse sobre a sua trajetória profissional. Com quase duas décadas de atuação na Prefeitura de Piracicaba, como ela se desenvolveu ao longo desse tempo?

Sou piracicabano, nascido e criado em Tupi. Estudei na Escola Estadual Pedro de Mello, no bairro. Minha carreira profissional se iniciou na Funilaria Batista, no bairro Tijuco Preto, com os irmãos Joel e Beto, trabalhei com manutenção mecânica, fui torneiro CNC. Ao todo prestei serviços no ramo da metalurgia durante 13 anos, em empresas como Romi, Caterpillar, RQM, Fastwork, entre outras. Em 2001 ingressei na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), onde cursei Engenharia Ambiental. Trabalhei no DAEE coletando dados dos efluentes da Bacia PCJ, ou seja, Bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Também participei da digitalização dos documentos de 12 mil poços artesianos. Após concorrer, em 2006, a uma vaga para guarda-civil do município, ingressei na Corporação no ano de 2007, e concluído o curso de formação, passei a compor a Patrulha Rural, grupamento em que trabalhei por 9 anos, tendo diversas ocorrências de destaque na imprensa local. No final de 2016 participei de minha primeira eleição para vereador pelo PMDB, obtendo 925 votos. No início de 2017 fui convidado pelo prefeito a assumir a direção da Defesa Civil de Piracicaba. Foram 8 anos à frente da Defesa Civil, onde tive a oportunidade de estruturar este órgão tão importante, cuja atuação traz segurança e amparo à população diante de cenários de riscos e iminências de desastres. Novamente concorri por uma vaga na Câmara de Vereadores, em 2020, pelo PP, obtendo 1.272 votos, ficando como suplente do vereador eleito. Finalmente, no ano de 2024, lancei minha candidatura pelo partido União Brasil, e fui eleito vereador com 2.083 votos, tomando posse para meu primeiro mandato na Câmara Municipal de 2025-2028. Porém, com muito orgulho, fui convidado pelo prefeito eleito Helinho Zanatta, no dia 13/01, a assumir a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, e meu suplente assumiu a cadeira na Câmara.

2) De que forma a sua experiência na administração municipal, somada à sua formação em Engenharia Ambiental, contribuiu para moldar sua trajetória profissional até alcançar os cargos que ocupa hoje?

Acredito que todo o aprendizado e experiência experimentados vão compondo nossa bagagem profissional, e refletindo em nossa carreira. Desde o início da minha jornada busquei aprender e me dedicar integralmente, buscando meu aprimoramento, de modo a fazer a diferença onde quer que estivesse. Somados minha formação técnica, experiências tanto no setor privado quanto público, consegui desenvolver um trabalho diferenciado à frente da Defesa Civil de Piracicaba, tornando nossa cidade um referencial na área. Desde 2018 nossa cidade passou a sediar os eventos promovidos pela Casa Militar de São Paulo, por meio da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros.
Desta forma as experiências foram se somando, talentos aflorando, e hoje tenho a honra de ser secretário municipal de Piracicaba, podendo trabalhar ainda mais por nossa cidade e toda população.


3) O senhor foi eleito vereador, mas, após convite do prefeito Helinho Zanatta, optou por assumir uma secretaria. O que o motivou a tomar essa decisão e, considerando sua experiência, como acredita que essa mudança pode contribuir de forma mais eficaz no cargo no Poder Executivo?

O convite do prefeito Helinho foi uma honra, tanto por sua confiança em minha pessoa à frente de uma secretaria tão importante e complexa, quanto pelo reconhecimento de meu trabalho ao longo destes anos como servidor público. Agradeço imensamente a oportunidade que recebi, e reafirmo meu compromisso como gestor público de trabalhar incansavelmente por Piracicaba, e ao lado do prefeito Helinho Zanatta e sua equipe de governo, fazer a gestão que nossa cidade merece.

4) Como o senhor avalia a atual situação do trânsito em Piracicaba? Quais são os principais desafios enfrentados e os avanços observados?

Piracicaba tem uma grande frota de veículos, então o trânsito é um desafio constante e estamos trabalhando para melhorá-lo. Dessa forma, estamos realizando campanhas de trânsito para conscientização dos condutores, estudos para melhoria da fluidez e segurança, buscando ativamente prevenir acidentes, tornado o trafegar pela cidade mais ordenado e seguro. Também nos preocupamos e atuamos no setor da sinalização viária, garantindo aos condutores e pedestres a orientação adequada para se deslocar seguramente.
Nesta semana, recebemos a visita do representante da Secretaria de Segurança Pública, dr; Samir Lisak, e demos um passo importante para a redução de acidentes e mortes no trânsito, com a criação do Comitê de Trauma e um grupo de trabalho interinstitucional.

5) A implantação de novos radares tem sido um tema recorrente entre os munícipes. Como a secretaria realiza a avaliação para decidir os locais de instalação desses equipamentos?

Destinado à segurança viária, o contrato prevê a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica, que serão implantados após a realização de estudos técnicos aprofundados e análises estatísticas sobre os sinistros de trânsito, baseados no sistema estadual Infosiga. A implementação desses dispositivos segue rigorosamente o disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e também as diretrizes estabelecidas na Resolução n°798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


6) Os radares têm ajudado de maneira significativa na conscientização dos motoristas e na diminuição dos índices de acidentes?

Com certeza posso afirmar que a utilização da fiscalização eletrônica tem refletido na diminuição dos sinistros de trânsito, e sua implementação tem objetivo principal, exatamente, esta redução. Dessa maneira, o emprego de radares é uma importante ferramenta para preservação das vidas e diminuição do número de vítimas fatais e feridos no trânsito.


7) O que a secretaria tem feito para garantir que a instalação de radares não seja vista apenas como uma medida arrecadatória, mas sim como uma ação externa para a segurança viária?

A Secretaria tem realizado estudos contínuos para avaliar a localização e a efetividade dos novos radares instalados, garantindo que sua implantação atenda os princípios de necessidade e razoabilidade. Sendo identificadas oportunidades de otimização do sistema, ajustes serão realizados para aprimorar a fiscalização e a segurança viária.

8) Além de secretário municipal, o senhor também continuou à frente da coordenação da Defesa Civil de Piracicaba, que desempenha um papel crucial na prevenção de danos à população. Sabemos que o município enfrenta recorrentes problemas de alagamentos em algumas áreas. Como a Defesa Civil tem trabalhado para minimizar esses impactos e melhorar a situação?

Na realidade, pela reforma administrativa implementada pela nova gestão, houve uma ordenação dos setores, melhorando o fluxo dentro do organograma dos setores. A Unidade da Defesa Civil é um dos componentes de nossa Secretaria, a qual eu respondo como secretário geral. O secretário-executivo de Segurança Pública e o Gerente de Planejamento e Operações estão diretamente ligados à Unidade de Defesa Civil, e devido à complexidade da temática sobre os pontos de alagamento, deverão articular com as demais secretarias e órgãos, estratégias para prevenir e mitigar tais eventos, garantindo a seguridade da população. Somando esforços, acredito que soluções serão devidamente implantadas.

9) Uma das maiores preocupações da população é com a cheia do rio Piracicaba e o risco de extravasamento. Sabendo que não é possível conter completamente o transbordo, como a Defesa Civil tem atuado nesta questão?

O último extravasamento significativo registrado do rio Piracicaba ocorreu em meados de 2016, durante os primeiros meses do ano, período marcado por chuvas intensas e aumento do volume e vazão dos rios e seus afluentes. No início de 2017, assumi a direção da Defesa Civil de Piracicaba, e diante do espectro de caos gerado pela cheia do rio Piracicaba, dediquei-me a analisar seriamente a situação, causas e consequências, adotando um plano de ação para este grave problema. Em contato com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), conseguimos identificar que o principal fator causador do extravasamento do rio se concentrava na falta de comunicação entre a CPFL no manejo da barragem de Americana e nosso controle da vazão do rio na cidade. Desta forma, com o contato íntimo com a gerência da empresa e nosso efetivo controle sobre o volume do rio, conseguimos adotar o manejo adequado do volume das águas, impedindo a ocorrência dos extravasamentos do rio Piracicaba, que tantos prejuízos causam aos moradores e comerciantes da margem do rio. Mais uma vez, o trabalho em conjunto e comunicação adequada se mostraram eficazes para enfrentar problemas sérios.


10) Tem se tornado comum ver pessoas se aventurando ao saltar das pontes sobre o rio Piracicaba, colocando suas vidas em risco. A prefeitura tem alguma estratégia para coibir esse tipo de comportamento?

Infelizmente as pessoas insistem em se arriscar nas águas do rio Piracicaba e em outros locais do município, como a lagoa do Santa Rita. Não existem lugares totalmente seguros quando falamos de corpos d’água, por isso a cautela é fundamental à segurança e bem-estar do indivíduo. A Prefeitura de Piracicaba tem feito o trabalho de orientação à população por meio de placas nas margens do rio Piracicaba sobre o risco de afogamento. A Guarda Civil realiza patrulhamento preventivo e pontos de parada pela orla do rio, da passarela da ponte Pênsil até o cruzamento com a avenida Dr. Paulo de Moraes. A Guarda também tem ações pontuais com os patrulheiros do grupamento ciclístico e ronda com o apoio de motocicletas, principalmente nos finais de semana, onde o número de turistas e visitantes nesses locais aumenta drasticamente.


11) A aplicação de multas podem ser uma ferramenta eficaz para combater esse tipo de comportamento? Existe algum tipo de estudo ou planejamento?

Podemos dizer que é uma situação bastante delicada e pontual, pois não há legislação prevista para tal situação. Essas aventuras, por assim dizer, concentram-se nesses períodos de cheia do rio, que tem início em dezembro e se estende até meados de março, onde o alto volume do rio e o calor dos dias de verão, fazem do rio uma convidativa alternativa para diversão. Desta forma, focamos na divulgação do risco de afogamento, e efetivamente aumentamos a fiscalização ao longo do rio Piracicaba com a Guarda Civil de Piracicaba.


12) A unificação da Guarda Civil Metropolitana, trânsito e transportes internos em uma única secretaria é uma estratégia no município. Quais são as principais vantagens dessa integração para a segurança e a mobilidade urbana?

Acredito que esta integração é um fator positivo para o funcionamento desses setores, visto o nicho de atuação ser comum. Além da efetividade de comunicação a soma de esforços nos trabalhos e atuação dos setores, favoreceram o atendimento das demandas da população.


13) A implementação de políticas públicas para redução de crimes, como a violência doméstica e o tráfico de drogas, é uma prioridade em Piracicaba para os próximos anos? 

Não apenas em Piracicaba, mas a nível mundial, a preocupação sobre o tema Segurança, em todos seus elementos, é recorrente. Em nossa cidade, esta preocupação sempre esteve a frente dos interesses dos gestores, e agora não seria diferente. Temos a Patrulha Maria da Penha, que junto com a Polícia Civil vem atuando fortemente em casos de violência doméstica. A partir de janeiro de 2025, com a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Piracicaba avança no cenário de enfrentamento da violência. Com o estabelecimento desta secretaria, além da integração das forças policiais no município, também conseguiremos buscar recursos a nível estadual e federal, para fortalecer este setor tão importante.


14) Com relação à formação dos agentes de segurança, o que tem sido feito para melhorar o treinamento e a capacitação dos profissionais que atuam em Piracicaba?

Todo profissional que exerce atividades no setor de segurança passa regularmente por períodos de capacitação e treinamento, tanto teórico quanto prático. As corporações seguem as exigências da Polícia Federal, que regula o porte de arma de fogo. Assim, além de incentivarmos a qualificação e treinamento, nosso propósito é buscar os meios necessários para garantir que nossos profissionais de segurança estejam prontamente aptos a enfrentar qualquer situação que possam se deparar no desenrolar de sua rotina de trabalho. Contando com profissionais qualificados e motivados, estamos investindo na prevenção do crime e violência, tornado nossa cidade mais segura para toda população. Estou apenas começando minha jornada como Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, mas reafirmo meu compromisso com toda Piracicaba de que trabalharei com todo afinco e dedicação, tornando nossa amada cidade uma referência nacional! Obrigado pela oportunidade de servir!

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