Nos próximos dias, uma onda de calor deve atingir diversas áreas das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, incluindo o Estado de São Paulo, conforme informações da Climatempo. O fenômeno, que já afeta o Sul do Brasil desde a semana passada, pode se estender até pelo menos a segunda-feira, 10, caso o alerta não seja renovado.
A Climatempo também prevê que a onda de calor, com início previsto para o período de 12 a 18 de fevereiro de 2025, poderá levar os termômetros a atingir 40°C em algumas regiões do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a Grande Rio, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco, na Bahia, e no sertão entre a Bahia, Pernambuco e Piauí.
Para a capital São Paulo e cidades do interior paulista, a previsão é de temperaturas que podem chegar a 35°C.
Na manhã desta segunda-feira, 10, a capital paulista iniciou o dia com tempo abafado e a expectativa é de céu limpo e temperaturas elevadas. A cidade segue em estado de atenção para altas temperaturas desde a última quinta-feira (6).
Além do calor, há também previsão de chuva. Entre a tarde e o início da noite, a combinação do calor com a brisa marítima pode gerar áreas de instabilidade, provocando pancadas de chuva, com possibilidade de rajadas de vento e a formação de alagamentos.