GRADUAÇÃO

Esalq tem vagas para participantes de olimpíadas do conhecimento

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, está oferecendo vagas em quatro cursos de graduação para estudantes do ensino médio que participaram de olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais. As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2025 podem ser realizadas de forma gratuita, entre os dias 13 e 24 de janeiro, no site da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Para se inscrever, segundo a universidade paulista, o candidato deve ter concluído o ensino médio em escolas brasileiras e ter participado, nos últimos dois anos, de competições do conhecimento aceitas pela instituição. Clique aqui para ver a lista das competições aceitas.

Veja mais:


Mais seis campi da USP também integram a lista de instituições, totalizando 279 vagas em mais de 100 cursos de graduação. As vagas estão distribuídas entre todas as áreas do saber em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo (capital). Cada Unidade de Ensino e Pesquisa estabeleceu a pontuação mínima para os cursos, com base na medalha conquistada pelo aluno nas competições. A pontuação obtida nas olimpíadas é válida para todos os cursos, independentemente da área de conhecimento. Clique aqui para ver a pontuação exigida por curso.

Os candidatos poderão escolher até três cursos, ordenando-os por preferência. “O edital deste ano traz modificações como o quadro de pontuação e o aceite do desempenho em 26 competições para concorrer a todas as vagas. Essas mudanças resultam do trabalho cuidadoso de um Grupo de Trabalho, constituído por presidentes de Comissões de Graduação, que estudou a experiência de anos anteriores e ouviu docentes da USP que já atuaram na organização de competições de conhecimento. Também analisou os regulamentos de todas as olimpíadas nacionais e internacionais indicadas pelas Unidades, com base em parâmetros como formato da competição e da classificação, apoio de universidades ou instâncias governamentais, organização por entidade reconhecida e, por último, se a participação é gratuita ou possui critérios de isenção”, destaca o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Neira.

Vestibular 2025
As olimpíadas do conhecimento representam a quarta forma de ingresso na USP. Além das 219 vagas para os participantes das competições, o Vestibular 2025 disponibiliza 11.147 vagas, sendo 8.147 para a Fuvest, 1.500 para o processo seletivo Enem-USP e 1.500 para o Provão Paulista Seriado.

Essa modalidade de ingresso não é novidade na USP. Em 2019, foram abertas 113 vagas em 60 cursos, e no ano passado, em 2024, a universidade ofereceu 200 vagas em mais de 100 cursos.

O edital completo sobre as Competições do Conhecimento está disponível no site da Fuvest.

Comentários

Comentários