LUTAS

Taekwondo faz restruturação para as próximas temporadas

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Os projetos do taekwondo de Piracicaba são reconhecidos nacionalmente
Os projetos do taekwondo de Piracicaba são reconhecidos nacionalmente

O renomado taekwondo piracicabano teve um ano de 2024 intenso, com muitas atividades, mas também de reestruturação, já pensando no futuro. As ex-atletas Leidiane Aguilar e Debora Nunes, da Dojan Nippon, entidade que representa a cidade nas competições, deram um passo a mais em suas carreiras como técnicas. Além disso, houve ainda graduação de atletas.

“Foi um ano muito bom de reestruturação na equipe de base, com a formação da Leidiane como primeira mestra de taekwondo da cidade; a graduação de terceiro dan da Debora; novos faixas pretas e muitos talentos que surgiram nos eventos internos dos projetos”, contou o gestor Frederico Mitooka.

Apesar desta fase de transição, o taekwondo seguiu o caminho de vitórias, com muitas conquistas em diversos torneios. “Foram muitas medalhas nas etapas do paulista e também medalhas nos Jogos Regionais, com crianças oriundas do trabalho de base. Muito gratificante ver a base dar resultado”, disse Mitooka.

Boxe chinês: 2024 marca estreia de atletas no profissionalismo

“Esperávamos poder participar de mais eventos de nível nacional, mas, devido à distância e a idade das crianças, não conseguimos”, explicou o professor. “Esperamos um 2025 com um calendário de eventos nacionais mais próximos de nós para que possamos participar com as crianças da base”, completou Mitooka.

Agora, o projeto se prepara para o novo ano, mas ainda não definição sobre o calendário de competições e festivais da Nippon. Isso será definido com o novo secretário da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Roger Carneiro.

“Ainda não montamos nosso calendário. Precisamos aguardar a definição do novo secretário de esportes e as diretrizes que serão tomadas na nova gestão”, finalizou o treinador.

PROJETOS
A Dojan Nippon possui, em parceria com a Selam o projeto Em Busca De Campeões. São atendidas crianças nas escolas Luciano Guidotti, Francisco Mariano Costa, Elizabeth Consolmagno Cruz. “Realizamos treinos de desenvolvimento esportivo para os que querem se aperfeiçoar nas competições no Centro Comunitário do Novo Horizonte e no Dojan Nippon”, disse o treinador.

Pelo Ministério dos Esportes, há o projeto Núcleos de Ensino de Taekwondo aportado pela Andritz Fabrics & Rolls na Escola Eduir Benedicto Scarpari. E, pela Liga Nacional de Taekwondo, há um trabalho na Escola Dom Eduardo Koaik.

Comentários

Comentários