A coleta de lixo segue suspensa em Jacareí após os coletores decidirem paralisar os serviços nesta sexta-feira (3) devido ao não pagamento do vale-alimentação pela empresa Ambiental. Apesar de uma reunião realizada à tarde entre o prefeito Celso Florêncio (PL) e representantes do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, a greve continua.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Segundo o presidente do sindicato, Ronaldo Costa, a paralisação permanece porque o pagamento do benefício é de responsabilidade da empresa, e não da Prefeitura. Durante o encontro, o prefeito prometeu intensificar a fiscalização sobre a Ambiental, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre a paralisação ou o pagamento pendente.
Mais cedo, a Prefeitura divulgou uma nota informando que a empresa foi notificada para retomar os serviços em até três horas, prazo que não foi cumprido. A administração municipal também revelou que a Ambiental possui uma dívida de mais de R$ 60 milhões referente a ajustes contratuais e reequilíbrio financeiro não pagos.
A coleta de lixo, considerada um serviço essencial, não pode ser interrompida, conforme o contrato com a empresa. A situação permanece sem previsão de resolução.