BAURU

Diocese de Bauru inicia Jubileu da Esperança

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Diocese de Bauru/Divulgação
Procissão até a Catedral, após a abertura das comemorações
Procissão até a Catedral, após a abertura das comemorações

A Diocese de Bauru iniciou no último domingo (29) o Jubileu "Peregrinos da Esperança", a ser celebrado por dioceses em todo o mundo ao longo de 2025 para toda comunidade católica renovar seu compromisso com a construção de uma sociedade justa e solidária. Os anos jubilares são comemorados a cada 25 anos e, neste - o 28.º da história da Igreja - o papa Francisco enfatiza que, em meio a desolações como a destruição dos recursos naturais, as guerras e a violência urbana, "a esperança cristã não deve ser aguardada passivamente", mas vivida com indignação frente a situações ruins e com coragem para mudá-las.

Em Bauru, as comemorações foram abertas com a Santa Missa na Paróquia Santa Teresinha, presidida pelo bispo diocesano dom Rubens Sevilha e concelebrada pelo bispo emérito dom Caetano Ferrari. Em seguida, houve procissão até a Catedral do Divino Espírito Santo, simbolizando a disposição dos fiéis em deixarem suas zonas de conforto em busca de um encontro mais profundo com Deus. O rito foi encerrado com a Missa de Indulgência na catedral. "Ao lado do altar, foi colocada a Cruz do Jubileu para a veneração dos fiéis durante todo o ano jubilar. Neste período, quem for à catedral poderá recorrer ao sacramento da confissão, alcançado o perdão de sua alma e a Indulgência Jubilar Plenária para salvação de sua alma", antecipa o padre Murilo Bernardes, assessor eclesiástico do Jubileu da Esperança na diocese.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com ele, todas as paróquias, movimentos, serviços e pastorais da diocese participarão. Entre os eventos já agendados, está a Festa da Apresentação do Senhor, que será realizada em 2 de fevereiro no Mosteiro das Monjas Concepcionistas. Já no dia 11 de fevereiro, ocorre o Jubileu dos Enfermos e dos Deficientes, em missa celebrada por dom Rubens na catedral. A programação conta ainda com um período de 24 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento em todas as paróquias, entre os dias 28 e 29 de março. Peregrinos irão ao Santuário Nacional de Aparecida, onde, no dia 5 de abril, o bispo diocesano presidirá a Santa Missa no altar da Basílica Nacional de Aparecida. O Jubileu da Esperança será encerrado em 28 de dezembro, com missa na catedral. O cronograma pode ser conferido em diocesedebauru.com.br. Em comunicado, a Diocese de Bauru informou que pretende realizar um mutirão de confissões em 2025, sempre aos sábados, das 8h às 12h, na catedral. Também convida os fiéis a realizar atos concretos de caridade que representem os "sinais de esperança" enfatizados pelo papa Francisco aos reclusos, enfermos, imigrantes e idosos.

Comentários

Comentários