A adesão ao pagamento com cartão de débito e/ou crédito para a utilização do transporte público vem crescendo de forma significativa em Jundiaí. Implantado em 2020, o município foi o primeiro da América Latina a disponibilizar a tecnologia em 100% da frota operacional. O uso saltou de 5 mil, em 2020, para mais de 1,4 milhão em 2024, de acordo com estimativa.
“Jundiaí cresce mirando o futuro. Utilizamos a tecnologia a favor do transporte público no intuito de melhorar a vida das pessoas. Diminuindo o tempo que o usuário gasta desde a entrada nos terminais quanto nos ônibus, gerando agilidade, comodidade e segurança para o cidadão que utiliza o transporte coletivo”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz.
Dados do Departamento de Transporte Público (DTP) mostram que, em 2020, ano em que a cobrança via cartão de crédito ou débito foi implantada, foram 5.296 usos do sistema. Já em 2023, o método foi utilizado 1.057.785 vezes. Uma estimativa realizada pela UGMT aponta que o pagamento deve abranger aproximadamente 1.460.000 usos do sistema via cartão de débito/crédito em 2024.
“Hoje em dia, usam-se muito os cartões de débito e crédito, e no transporte público não poderia ser diferente. Por isso, o investimento feito tem sido bem aceito pelos usuários do transporte coletivo, além de mais segurança e praticidade para todos”, ressalta o diretor de transporte público, Leslie Tealdi.
Segundo a Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí), é possível fazer as viagens utilizando os cartões de qualquer bandeira, sendo as mais usadas: Mastercard, Visa, Elo e Maestro.
Hoje, 265 ônibus integram a frota que opera em 97 linhas municipais do Sistema Integrado de Transporte Urbano (Situ), aproximadamente 90 mil passageiros utilizam o transporte coletivo da cidade diariamente, todos com acessibilidade, com sinal de wi-fi, carregadores de celular com entrada USB e 4 câmeras de segurança por veículo. Além disso, 92 ônibus possuem o sistema de ar-condicionado, proporcionando maior conforto aos usuários.