Em Franca, uma aposentada de 62 anos, que fraturou o fêmur em um acidente doméstico na última segunda-feira, 16, aguarda por uma operação no Hospital Regional, unidade particular da cidade. Maria Cristina Pereira Lopes pisou em falso e escorregou no banheiro de casa.
Ela foi internada no hospital e, segundo relatos dos familiares, precisa urgentemente passar por uma cirurgia, mas não há médicos disponíveis para realizar o procedimento na unidade de Franca. A solução informada foi a transferência para Ribeirão Preto, porém, até o momento, o deslocamento da paciente não aconteceu.
Carlos Pereira, sobrinho de Maria Cristina, relata que, devido à demora do médico especialista, a família teve que contratar outro médico externo para avaliar os exames. “Eles não passaram diagnóstico, nada. A gente sabe que tem que fazer a cirurgia do fêmur para colocar a prótese porque pagou a consulta particular. Eles não fazem a transferência dela para Ribeirão, fica essa enrolação”, diz.
Ele desabafa sobre a situação: “Você paga plano e não tem médico para fazer a cirurgia”. Carlos afirma que a tia tem um prazo de 48 horas para realizar a cirurgia e que ela sente fortes dores devido ao seu quadro de saúde. A família denuncia omissão por parte do hospital diante da falta de especialistas na unidade de Franca.
O sobrinho informou, por volta das 14h, que a vaga para Ribeirão Preto havia sido liberada e que aguardavam o transporte, mas sem a certeza de que a cirurgia seria realizada nesta quarta-feira, 18.
Nota do hospital
Em nota, a assessoria do Hospital Regional informou que a paciente recebeu atendimento imediato na unidade de Franca, passando por todas as avaliações necessárias, e confirmou a transferência para Ribeirão Preto, onde será acompanhada por uma equipe de referência. “Garantindo cuidado e segurança”, declarou a nota.
A assessoria destacou ainda que o “modelo verticalizado da empresa possibilita essa mobilidade de forma ágil, assegurando que os pacientes sejam direcionados às unidades mais adequadas para o tratamento”.
Por fim, o hospital reforçou seu compromisso com o cuidado aos clientes e afirmou estar à disposição da paciente e de sua família para esclarecimentos.