O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking global de consumo de café, uma das bebidas mais consumidas no mundo. Muitos brasileiros não dispensam uma xícara de café, sendo essencial para começar o dia, e até se sentem mal quando não conseguem tomar uma xícara logo pela manhã. Mas como nosso corpo recebe as doses de café?
O café faz bem à saúde, desde que consumido de forma moderada. Vários estudos científicos relacionaram a bebida a uma variedade de benefícios à saúde, como a diminuição do risco de desenvolver depressão. A cafeína é considerada segura pela FDA, desde que consumida moderadamente.
O grão do café é rico em antioxidantes e outras substâncias biologicamente ativas que ajudam o corpo a liberar energia.
Adultos saudáveis podem consumir até 400 mg de cafeína por dia, o equivalente a quatro xícaras de 240 ml. No entanto, como quase tudo, o café é melhor tomado com moderação.
Estudos já demonstraram que o café é capaz de proteger a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Por outro lado, abusar do café pode causar arritmia, agitação, irritabilidade, nervosismo e insônia. Em gestantes, o consumo acima da quantidade segura pode causar atraso na formação cerebral do feto.
A linha que separa os benefícios do café de efeitos prejudiciais é bastante tênue, e com a maioria dos alimentos, depende da dose e de fatores relacionados à saúde de quem está consumindo. Os problemas relacionados com a bebida costumam ter relação com a cafeína. Ou seja, beba com moderação e sem excessos e, de preferência, sem açúcar.
Comentários
1 Comentários
-
Rafael 5 dias atrásQuem vive sem um cafezinho?