O prefeito Luciano Almeida realizou visita técnica na manhã de hoje, 13/12, em parte do percurso do córrego das Ondas, que será contemplado pelo programa Rios Vivos, do Governo do Estado, para serviços de limpeza e desassoreamento. A agência SP Águas (antigo DAEE) é a responsável pelas obras, que já foram executadas nos ribeirões Piracicamirim e do Enxofre e nos córregos Jaú e Itapuã.
“A ideia é que, com o desassoreamento, o córrego tenha mais volume até o rio Piracicaba. Dessa forma, facilitando o seu curso, conseguiremos diminuir, ou talvez até sanar, os problemas com transbordamentos e alagamentos”, explicou o prefeito.
De acordo com a SP Águas, a visita teve o objetivo de analisar o córrego e verificar os pontos que serão contemplados neste que será o 3º ciclo do programa Rios Vivos. Aproximadamente 3,5 km receberão os serviços de desassoreamento e limpeza de margens.
Acompanharam a visita o diretor da Defesa Civil, Odair de Melo; e o diretor de bacias do Médio Tietê e o assessor técnico da SP Águas, Felipe Gobet de Aguiar, e Calebe Martins Faria.
Os pontos foram escolhidos por serem regiões fundamentais para que a passagem da água seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos. Por isso, as intervenções do desassoreamento consistem na retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.
Os maquinários para realizar o trabalho são contratados pela agência estadual, mas a preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias serão feitas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Defesa Civil e demais secretarias.
CONTEMPLADOS – A Prefeitura, por meio da Simap e da Defesa Civil, pleiteou e foi contemplada pelo Rios Vivos para execução dos serviços de desassoreamento também nos ribeirões Piracicamirim e do Enxofre e nos córregos Jaú e Itapuã. Todas as obras já foram concluídas.
Em 2022, o Piracicamirim foi atendido pelo Rios Vivos. Os serviços consistiram no desassoreamento e abertura da calha do ribeirão em três pontos com o objetivo de ampliar o leito e impedir a invasão das águas a ruas e residências dos bairros por onde ele passa. A obra que causou grande impacto no combate aos alagamentos – evitou o transbordamento do manancial, principalmente nos bairros Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca e outros vizinhos.
No ribeirão do Enxofre, as obras de desassoreamento e alargamento de canal foram executadas em três trechos ao longo de sua extensão: o primeiro da avenida Jaime Pereira até a estrada Engenheiro Alberto Morato Krahenbuhl, no bairro Morato; o segundo na avenida Prof. Demóstenes Santos Corrêa, na altura do Ginásio do Jaraguá; e o terceiro na região do Itapuã, na rua Pedro Habechian.
Além dos três pontos no Enxofre, o serviço também foi feito no córrego Itapuã, na avenida Thales Castanho de Andrade, entre as ruas Caçapava e Senador Saraiva. O córrego Itapuã pertence à bacia hidrográfica do ribeirão do Enxofre.
No final do ano passado, ainda dentro do Rios Vivos, o córrego Jaú também recebeu obras de desassoreamento, no trecho o localizado à avenida Jaú, entre as ruas Lins e Presidente Wenceslau Braz, no bairro Tatuapé.
MAIS VISITAS – Além do córrego das Ondas, o prefeito, acompanhado do diretor da Defesa Civil e dos representantes da SP Águas, visitou as obras de construção de nova galeria no córrego Itapeva, dentro do Clube de Campo de Piracicaba. No local, onde havia acontecido uma erosão, na qual parte da galeria original cedeu, a Prefeitura está executando um novo trecho de galeria.
A comitiva também visitou as obras de desassoreamento do rio Piracicaba. Na altura da ponte do Mirante está sendo levantado muro de gabião, no local onde deságua o córrego Itapeva. Já na avenida Jaime Pereira, onde desemboca o ribeirão do Enxofre, o gabião já está concluído.