Você já ouviu falar em dezembrite? Trata-se de um conceito utilizado para definir um conjunto de características que costumam marcar presença no fim do ano. Ela está ligada a sintomas que muitas pessoas experienciam em uma mistura de sentimentos intensos, como angústia, melancolia e até ansiedade.
De acordo com um levantamento da International Stress Management Association — Brasil (Isma-BR), o nível de estresse e ansiedade do brasileiro tende a aumentar cerca de 75% no mês de dezembro.
Alguns sintomas comuns da síndrome do final do ano são irritabilidade sem motivo aparente; sensação de culpa ou frustração; fadiga emocional e física;? ansiedade para "dar conta" de tudo antes do ano acabar; insônia ou sono agitado, entre outros.
Caso esteja se sentindo assim, é hora de olhar para si e buscar ajuda. Olhe para dentro e cuide da sua saúde mental. Lembre-se que você não precisa enfrentar isso sozinho. A terapia é um espaço seguro para reorganizar os pensamentos, aliviar a pressão e entrar no novo ano mais leve.
As crises de ansiedade podem fazer parte de um quadro psiquiátrico que precisa ser tratado.
Assim, quando esse tipo de problema se torna frequente e afeta atividades, dentre elas as laborais, que antes não eram um problema, é indicado procurar ajuda profissional.
Portanto, evite cobranças excessivas nesse período. É sempre importante reconhecer o esforço, valorizar as conquistas e lembrá-los de que cada um de nós temos nosso próprio ritmo. Evite comparações, pois só gera insegurança e ansiedade.