O programa Saúde Digital, implementado pela Prefeitura de Campinas em março de 2023, já contabilizou 813,5 mil interações entre a Secretaria Municipal de Saúde e os pacientes. O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (11) pelo prefeito Dário Saadi, durante o evento “Saúde Digital em Campinas – Conectando Tecnologia, Assistência e Gestão”, realizado no Instituto Agronômico.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
As interações abrangem serviços como Telessaúde, uso de inteligência artificial para agendamentos e campanhas de conscientização, como vacinação e prevenção ao câncer. Entre os destaques está a telessaúde, que permite consultas médicas por vídeochamada e teleinterconsultas entre profissionais de saúde para avaliação especializada.
O programa também utiliza um chatbot, apelidado de Ana, para lembrar pacientes de consultas, exames e vacinas, além de alertar sobre campanhas como o Novembro Azul e o Outubro Rosa. Um exemplo recente foi o envio de mensagens para convocar crianças e adolescentes com esquema vacinal incompleto contra a dengue.
“Não é uma solução para todos os problemas, mas o SUS precisa implementar tecnologias digitais para atender à crescente demanda e organizar o acesso aos serviços”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
Atualmente, 68 centros de saúde da cidade utilizam mensagens automatizadas para confirmar consultas e exames. Com essas ferramentas, o sistema municipal busca aumentar a eficiência e reduzir a taxa de faltas nos atendimentos.
Financiamento e desafios
O prefeito destacou que 75% dos recursos investidos na saúde municipal vêm de arrecadações como IPTU e ISS, marcando uma mudança significativa em relação aos últimos 20 anos, quando a maior parte do financiamento era proveniente de recursos estaduais e federais.
O evento reuniu representantes do Ministério da Saúde, do Governo de São Paulo e de cidades da região, promovendo o compartilhamento de boas práticas na aplicação da saúde digital.