PIRACICABA

Portaria institui Sistema de Regulação Integrada na Saúde

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP
O Sistema contará com duas coordenadorias: uma delas, a de regulação de vaga hospitalar
O Sistema contará com duas coordenadorias: uma delas, a de regulação de vaga hospitalar

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba publicou portaria na sexta-feira (6), criando o Sistema de Regulação Integrada da Secretaria de Saúde. O objetivo é reorganizar e otimizar os serviços de saúde do município. A iniciativa busca garantir maior equidade no acesso aos atendimentos, promovendo uma gestão integrada que atenda às demandas locais e regionais, em parceria com os municípios da DRS-X (Direção Regional de Saúde). A portaria, assinada pelo Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, também cria o CRISS (Coordenação de Regulação Integrada da Secretaria Municipal de Saúde), gestora do sistema.

O sistema tem como objetivo fortalecer a capacidade de gestão plena do SUS (Sistema Único de Saúde) no município. Segundo a portaria, a gestão integrada vai permitir uma articulação mais eficiente entre as unidades de saúde, ordenar o fluxo de usuários com base em suas necessidades e ampliar o acesso a serviços de diferentes níveis de complexidade.
Além disso, o texto estabelece a unificação do atendimento ao usuário SUS e do Serviço de Avaliação e Controle, que passam a operar como uma unidade única no Paço Municipal. A mudança busca otimizar os processos administrativos e fortalecer a comunicação entre as equipes responsáveis pela regulação.

O Sistema contará com duas coordenadorias. Uma delas, a de regulação de vaga hospitalar será encarregada de articular o trabalho das centrais de regulação municipal e regional, capacitar equipes e avaliar práticas de regulação. A outra coordenadoria é a de regulação de vaga ambulatorial, responsável por gerenciar contratos de prestação de serviços, pagamentos e orçamentos relacionados ao SUS.

As ações do CRISS incluem também a realização de seminários e oficinas para capacitar as equipes municipais, além de elaborar relatórios periódicos para monitorar a efetividade das práticas de regulação e propor melhorias no sistema.
A portaria também cria módulo de urgência e emergência do sistema que começou a funcionar nesta segunda-feira (09). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, essa ferramenta permitirá mais eficiência na autorregulação do fluxo de pacientes, promovendo uma integração mais dinâmica entre os serviços locais e regionais.

O CRISS atuará na articulação com os demais municípios da DRS-X com o objetivo de garantir que os serviços de saúde referenciados em Piracicaba atendam às necessidades regionais de forma equitativa e planejada.

Comentários

Comentários