DESENVOLVIMENTO

Unicamp e Ciesp fecham acordo por inovação e transição energética

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Unicamp
Empresários presentes no evento conheceram o projeto HIDS
Empresários presentes no evento conheceram o projeto HIDS

A Unicamp e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) assinaram um memorando de entendimentos que estabelece um caminho para cooperação científica e tecnológica, além de suporte a serviços e inovação. A parceria, considerada estratégica, pretende desenvolver projetos em áreas como transição energética, meio ambiente, saúde e transformação digital.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

O acordo permitirá que ambas as instituições identifiquem demandas comuns, promovam projetos colaborativos e incentivem a inovação. Segundo o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, a colaboração entre indústria e academia é essencial para alavancar o desenvolvimento econômico do país. “Sem a indústria, não há inovação. E sem o conhecimento avançado da academia, não haverá desenvolvimento. Por isso, a parceria é fundamental”, declarou durante o seminário realizado no Instituto de Geociências (IG).

Projetos estratégicos e impacto regional

Empresários presentes no evento conheceram o projeto HIDS (HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável), que está sendo implementado em uma área de 11,5 milhões de m² próxima ao campus de Barão Geraldo, em Campinas. O HIDS é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento sustentável e tecnológico, alinhada às novas demandas globais.

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, destacou que a transformação digital da indústria e o avanço da sociedade 4.0 abrem novas possibilidades de colaboração entre academia e empresas. Ele também defendeu uma visão estratégica para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), que possui um Produto Interno Bruto (PIB) superior ao de muitos países.

“A RMC é como se fosse um país, com um parque tecnológico robusto e uma indústria diversificada. Precisamos de uma abordagem integrada e complementar entre as cidades, em vez de competirem entre si,” argumentou Cervone.

O memorando entre Unicamp e Ciesp simboliza um esforço conjunto para conectar as competências da academia com as demandas e oportunidades da indústria, fortalecendo o ecossistema de inovação e o desenvolvimento sustentável da região.

Comentários

Comentários