A Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Engenho Central, inaugura nesta quarta-feira (20), às 9h, a instalação Laboratório de Paisagem, do artista Guilherme Teixeira. A obra, que é interativa, convida o público a criar maquetes de possíveis novos espaços urbanos. A entrada é gratuita. A visitação é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até 2 de março de 2025.
Saiba mais
- Primeiro filme gravado em Piracicaba será exibido em 4K
- Casa do Artesão em Santa Olímpia inaugura decoração de Natal
Teixeira, que é natural de São Paulo, mas radicado em Piracicaba desde 2018, explica a obra interativa, isto é, que o público pode manipular. “Uma instalação é uma única obra, complexa e cheia de elementos. Em Laboratório de Paisagem eu levo em consideração a sala da Pinacoteca onde a obra está para compor todo o cenário”. A instalação é composta por uma mesa, com um rio desenhado, blocos de madeira, uma lousa e prateleiras. “Tudo para ser manipulado. O visitante pode construir cenários pensando na cidade de Piracicaba ou como gostaria de pensar e imaginar espaços públicos”, destaca o artista.
Para Teixeira, inspirado em ícones da arte brasileira como Lygia Clark e Hélio Oiticica, as cidades representam construções humanas em diálogo ou conflito com a paisagem natural, sendo fruto de disputas e negociações entre diferentes interesses.
“São espaços de invenção, em contínua transformação física e simbólica. O Parque do Engenho Central, por exemplo, é uma manifestação dessa capacidade imaginativa de uma comunidade que se apropriou de um espaço e o reinventou. No Laboratório de Paisagem, a construção de novos horizontes está ao alcance de todos. É um convite para partilhar, inventar, disputar, negociar e recriar, num ciclo constante de construção e reconstrução de paisagens”, diz o artista.