PROJETO ESPECIAL

Álbum de figurinhas celebra 200 anos de Franca e melhora índices

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Alunos e educadores da Escola Estadual Professor Luiz Paride Sinelli: álbum dos 200 anos de Franca fortalece a conexão com a história local
Alunos e educadores da Escola Estadual Professor Luiz Paride Sinelli: álbum dos 200 anos de Franca fortalece a conexão com a história local

A Escola Estadual Professor Luiz Paride Sinelli, localizada no Jardim Martins, região Oeste de Franca, criou um álbum de figurinhas em comemoração aos 200 anos da cidade.

O projeto tem como objetivo fortalecer o aprendizado e despertar o interesse pela história local, já que para completar o álbum os alunos precisam cumprir tarefas e manter a frequência escolar. O álbum traz figurinhas com personalidades políticas e culturais, além de festas, cortejos e monumentos que marcaram a história do município.

Segundo o professor de história, Marlon Antônio Ferreira, a ideia surgiu a partir do material didático do Currículo Paulista, que abordou a “memória da cidade”. “Exploramos histórias e personalidades conhecidas pelos estudantes. Desde então, planejamos uma forma de celebrar o aniversário de Franca de maneira educativa e interativa”, explica Ferreira, que contou com a colaboração da professora de geografia, Elisabete Aparecida de Paula, para desenvolver o projeto.

Após pesquisa, 31 personalidades e 21 monumentos foram selecionados para compor o álbum, que foi entregue aos estudantes e à gestão escolar em setembro. O projeto contou com o apoio de 35 comerciantes locais, que arrecadaram R$ 8 mil para imprimir 400 cópias do álbum e mais de 4 mil figurinhas adesivas.

“O cuidado com a história foi nossa motivação, além de despertar o sentimento de pertencimento nos alunos. O projeto foi bem aceito, e a comunidade se uniu para apoiar”, comenta Ferreira.

Impacto do projeto na escola

Para completar o álbum, os alunos precisam superar etapas de aprendizado e frequência escolar em uma dinâmica de gamificação, que utiliza elementos de jogos para motivar e ensinar. O desempenho é monitorado pelas ferramentas Tarefa SP e Aluno Presente.

Segundo a diretora da escola, Viviani Marques Nunes Carrijo, o projeto já reflete na melhoria de indicadores. Em 2022, os alunos realizaram 15.279 lições na ferramenta Tarefa SP. Este ano, o número já é 4,14 vezes maior, com o ano letivo ainda em andamento.

A frequência escolar também melhorou: em 2022, a média até novembro era de 87,6%. Em 2023, subiu para 94,1%, um aumento de 6,5%.

Para a aluna Julia Rodrigues Inácio, do 3º ano do Ensino Médio, o álbum despertou seu interesse pela história local. “Foi muito legal descobrir novos lugares e pessoas importantes que nasceram ou viveram em Franca. Agora, valorizamos mais nossa cidade”, comenta Julia.

Comentários

Comentários