O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (14) os gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Com mais de 4,3 milhões de inscritos, o exame ocorreu em todo o país. No primeiro domingo, os candidatos responderam questões de linguagens e ciências humanas, além de redigir uma redação sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. No segundo dia, foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Confira os resultados no link.
Saiba mais
- Última do ano: superlua embeleza o céu de Piracicaba na sexta
- Mega-Sena: sem vencedores, prêmio acumula em R$ 8,5 milhões
Uma questão de física, que abordava a eficiência energética de uma cafeteira elétrica, foi anulada. Ela estava identificada com diferentes números conforme o caderno: 124 no verde, 100 no cinza, 129 no azul e 102 no amarelo. A divulgação dos gabaritos estava inicialmente marcada para o dia 20 de novembro, mas foi antecipada, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no último domingo (10).
Apesar de os candidatos poderem agora verificar o número de acertos, a nota final só será conhecida em 13 de janeiro de 2025. Isso se deve ao método de correção do Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a coerência nas respostas. A TRI atribui maior pontuação a um desempenho consistente, penalizando possíveis "chutes" ao detectar acertos em questões difíceis combinados com erros em questões fáceis.