Três filhotes de cachorro foram abandonados no Terminal Central de Piracicaba na tarde da última quinta-feira. Os animais foram encontrados dentro de uma mochila azul e quem identificou foi a Guarda Municipal. O primeiro passo foi acionar o Canil Municipal, porém eles só recebem animais em situação vulnerável, de doença ou maus-tratos, e os filhotes estavam aparentemente saudáveis.
- Motorista bate, foge e adormece no carro em Piracicaba
- Alívio: conta de energia fica mais barata a partir desta sexta
- Mesmo com chance de chuva, calor não perdoa e chega aos 34°C
Já conhecendo o trabalho social da Protetora de Animais Thaty Duda, ela foi acionada para fazer o resgate acompanhada da advogada Paula Fiuzek, que fez o primeiro diagnóstico e, de fato, certificou-se de que eles estavam com saúde. Um dos animais foi adotado imediatamente por uma das guardas municipais. O restante foi encaminhado para o espaço de Thaty, onde estes cachorros e gatos são cuidados, vermifugados, microchipados e preparados para adoção.
“Os filhotes passam por veterinários, recebendo vermifugação, se necessário, suplementação com vitaminas, boa alimentação, são microchipados e vão para as feirinhas de adoção. A castração orientamos e ajudamos a agendar com o canil municipal. Fazemos tudo isso com recursos próprios ou doações.”, explica Thaty.
A cuidadora conta sobre sua motivação para o projeto: “Por minha mãe ter sido protetora desde criança, faço resgates. Já foram muitos animais tirados da rua e encontrando um lar. Já perdi a conta, mas acreditamos que já passaram mais de mil animais sob nossos cuidados. Recebemos ajuda somente da população com ração, medicações e custos veterinários.”.
Ela também reforça que não é um trabalho simples, mas de constância: “Sendo adestradora profissional, sei exatamente o caminho para que eles sejam muito bem cuidados e tratados até irem para adoção e, quando adotados, damos todas as dicas comportamentais para os novos tutores. A causa animal tem que ter toda parte de estudo e não somente tirar o animal de um lugar e colocar em outro. Atualmente, cuidamos de 63 animais entre cães e gatos que não foram adotados.”.
Para colaborar com o projeto, seja entregando animais para doação ou contribuindo com insumos e custos necessários para o subsídio do mesmo, basta entrar em contato com (19) 98290-8284 ou através do Instagram: @thaty_duda_protetora.