Os cemitérios de Piracicaba terão uma programação especial de missas no feriado de Finados, que acontece no sábado (2). As missas estão programadas para acontecer nas capelas dos cemitérios da Saudade, Parque da Ressurreição e da Vila Rezende, a partir das 7h.
Saiba mais
De acordo com a Diocese de Piracicaba, no Cemitério Parque da Ressurreição, as missas acontecem na Capela da Ressurreição às 7h (presidida pelo bispo de Piracicaba, Dom, Devair Araújo da Fonseca), às 9h, às 11h, às 14h e às 16h. Na Capela São Miguel Arcanjo, do Cemitério da Saudade, as missas acontecem às 7h e às 9h. Por fim, na capela do Cemitério da Vila Rezende, as celebrações acontecem às 8h e às 10h.
De acordo com a Prefeitura de Piracicaba, os cemitérios municipais (Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna) devem receber cerca de 25 mil visitantes no sábado. A visitação nestes cemitérios acontecem das 7h às 18h. Já o Cemitério Parque da Ressurreição abre das 6h às 18h.
Agentes da Semuttran farão o monitoramento nos cemitérios da Vila Rezende e Saudade. No da Saudade, o trabalho será intensificado, atuando na segurança e travessia dos pedestres em frente ao Portal de entrada do local. Em relação ao transporte público municipal, as linhas irão operar no Finados com horários de domingos e feriados. No entanto, algumas linhas irão circular com horários de sábado conforme abaixo: linha 124- Jd. Gilda/ TCI, linha 126- Bosques do Lenheiro, linha 210- Unileste, linha 322- Novo Horizonte, linha 325- Santa Fé, linha 444- Sônia/ Centro e linha 505- Uninorte.
Atividades
Mantido pela Diocese, o Parque da Ressurreição vai oferecer outras atividades além das missas para quem for homenagear os entes queridos no Dia de Finados. Na dinâmica intitulada “Memórias ao Vento”, os visitantes poderão produzir bandeirinhas que serão fixadas ao lado dos jazigos ou, se o visitante preferir, poderão ser colocados em uma grande “pipa” que, ao final do dia, às 17 horas, será elevada ao céu com o auxílio de balões de ar. Outra atividade para os visitantes do Parque da Ressurreição será a barraca das “Cartas Anônimas”, onde as pessoas poderão escrever mensagens não identificadas para seus entes queridos. Posteriormente, os textos serão narrados em vídeos que serão postados nas redes sociais do cemitério (@parquedaressurreicaopiracicaba).
Ao longo do dia, também haverá atendimento de padres para confissões e acolhimento e evangelização realizados pelos seminaristas da Diocese. Os Vicentinos farão a tradicional coleta de donativos para obras de caridade.