A Polícia Federal, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Terra Limpa, com foco na investigação de práticas irregulares envolvendo a importação e fabricação de agrotóxicos adulterados. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Taquaritinga, SP, na residência e empresa do principal suspeito, que é investigado por produzir e vender fertilizantes com agrotóxicos não autorizados.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A operação começou após uma grande apreensão de agrotóxicos no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, em abril de 2024. Os produtos, que vieram da China, estavam sendo importados sem autorização e com informações falsas sobre a composição. Segundo a investigação, o suspeito já teria realizado pelo menos 11 importações semelhantes, com o objetivo de adulterar produtos agrícolas e comercializá-los no mercado nacional.
Durante a ação desta quarta-feira, os agentes da Polícia Federal vistoriaram o estoque de insumos e fertilizantes da empresa para verificar a presença de agrotóxicos ilegais nos produtos. Os itens apreendidos serão encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Campinas, onde as investigações prosseguirão no âmbito da Operação Terra Limpa, nome que reflete o compromisso de eliminar substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.