A 51ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba chega ao fim neste final de semana. A exposição principal, que fica no Armazém 14 do Engenho Central, abre de quarta (30) a sexta-feira (1°) das 9h às 17h e no sábado (2) e domingo (3), das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
Saiba mais
- Edição de Halloween de passeio no Engenho Central abre inscrições
- Biografia de Arthur Maurano será lançada na Società Italiana
O Salão de Humor é uma realização da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A mostra tem 453 obras produzidas por 229 artistas, de 23 países, entre cartuns, charges, caricaturas, quadrinhos, temáticos (Mulher), esculturas, trabalhos do prêmio Unimed, que tem como tema Saúde, e prêmio Arcor, sobre Direito da Infância. No total, são 135 trabalhos a mais que a 50º edição, em 2023. Estão expostas 97 caricaturas, 92 cartuns, 56 charges, 88 tiras, 30 da categoria Temático – Saúde, 48 do Temático Mulher, 16 esculturas e 26 obras do Prêmio Arcor.
Com uma impactante mensagem sobre a falta de respeito com as florestas e os povos originários, o experiente cartunista Gilmar Machado, conhecido no mundo das artes gráficas há quatro décadas simplesmente como Gilmar, foi o vencedor do Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A obra também venceu o Prêmio Cartum. De acordo com a organização, aproximadamente 241.900 mil pessoas já visitaram a mostra principal e as 19 paralelas desta edição, que estão espalhadas pela cidade, como no Engenho Central, Terminal Rodoviário de Piracicaba, Acipi e Shopping Piracicaba, além de uma na Estação de Metrô Santana, em São Paulo. O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, também enfatiza que a 51ª edição está atual, engraçada e, ao mesmo tempo, com importantes reflexões sobre o Brasil e o mundo. “É um ótimo passeio para o fim de semana com a família para ver ou rever estes trabalhos mundiais do humor gráfico”. Além do salão principal, o Salãozinho de Humor também tem visitação aberta, que se encerra no domingo. A exposição, com obras de jovens com idade entre 7 e 14 anos, também fica no Armazém 14 do Engenho Central.
O 51° Salão Internacional de Humor de Piracicaba fica aberto até o dia 3 de novembro. De quarta a sexta-feira das 9h às 17, e no sábado (2) e domingo (3) das 10h às 18h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (Avenida Maurice Alain, 454). A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.