PERSONA

Helinho promete mudanças com apoio do governador

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 6 min
Arquivo/JP
Helinho é deputado estadual e candidato a prefeito de Piracicaba
Helinho é deputado estadual e candidato a prefeito de Piracicaba

Helinho Zanatta apareceu na liderança da corrida para a Prefeitura de Piracicaba pela pesquisa Vox Brasil/SBT, divulgada nesta semana.  Ao JP ele atribuiu o resultado ao apoio político e às propostas de mudança com segurança. Helinho lembra sua gestão em São Pedro, onde foi premiado como melhor prefeito do país. Helinho destaca ainda a saúde como prioridade e promete novas UBSs, melhorias na infraestrutura de água e valorização dos servidores municipais.

Ele também menciona parcerias com o governador Tarcísio de Freitas para trazer programas habitacionais, de saúde e mobilidade para a cidade, comprometendo-se a resolver os problemas de Piracicaba com uma gestão eficiente e transparente.

A Vox/SBT divulgou a primeira pesquisa eleitoral deste segundo turno e apontou sua liderança na disputa. Na sua visão, tem alguma razão específica para esse resultado? Segundo a pesquisa Vox/SBT, aparecemos com 52,3% dos votos válidos, mais de quatro pontos à frente do outro candidato, Barjas Negri. Acredito que a nossa liderança na intenção de votos da população piracicabana é resultado de uma combinação de fatores que mostram que estamos do lado certo para desenrolar Piracicaba. Recebi o apoio do governador Tarcísio de Freitas, que já declarou que as portas do governo do Estado estarão abertas para nós. O apoio do deputado Alex Madureira que mostra que o 22 agora é 55, também tem sido importante. E nossa liderança também tem se fortalecido cada vez mais com o apoio da maioria dos vereadores eleitos, com as Igrejas da nossa cidade e claro, com o apoio da população, que está enxergando nas nossas propostas uma oportunidade de mudança, com segurança, em Piracicaba.

Helinho, você foi prefeito de outras duas cidades da região. Como você enxerga as suas gestões? Fui reconhecido três vezes o melhor prefeito do país pelo índice Firjan. Acredito que isso é um indicativo muito positivo das soluções que eu trouxe como gestor. Na experiência que acumulei em São Pedro, resolvi o problema da falta de água, fiz oito UBS nos bairros, com equipes completas para todos terem atendimento perto de casa, sem fila e com hora marcada, construí novas escolas e creches, regularizei mais de 30 comunidades e loteamentos e muito mais. Aqui em Piracicaba eu quero tirar do papel projetos importantes pra cidade, como Bom Prato, Hospital Veterinário, rede Lucy Montoro, Praça da Cidadania, Piratec, Poupatempo da Saúde. Prefiro me distanciar dessa velha política de quem fala bonito na época da eleição e depois não é transparente com o eleitor.

Por falar em futuro, a Saúde em Piracicaba sofre, há anos, com longas filas, falta de médicos e vários outros problemas. Quais são as suas propostas para a Saúde? Saúde é prioridade. Com o meu Programa Saúde no Bairro, Piracicaba vai ter 10 novas UBS com equipes completas, vai ter pediatra, ginecologista, clínico geral, dentista e farmácia nos bairros. Piracicaba também vai ter seu próprio Poupatempo da Saúde. A Vila Cristina vai ganhar ainda um Pronto Socorro Infantil e a Vila Rezende um Pronto Socorro da Melhor idade. E diferente de outras gestões, eu não vou esquecer de Santa Teresinha. Vou fazer uma nova UPA porte 3, que é quase um hospital, além de uma base do SAMU. Em parceria com o governador Tarcísio, vou trazer o Centro de Saúde Lucy Montoro. Esse é o meu compromisso para desenrolar a fila da saúde em Piracicaba. Com a gestão certa e o apoio dos piracicabanos, vai ser possível resolver.

Outra questão que tem sido bastante comentada na cidade é a falta de valorização dos servidores municipais. São mais de 8 mil funcionários no total. Como você pretende tratar essa questão? Essa é mais uma das questões que já vem de outras gestões. De quem teve várias chances, mas fez a gestão errada em várias áreas. De quem foi rejeitado pelos servidores, não deu reajuste para a categoria. Errou com os funcionários públicos, desrespeitou quem atende a população. Eu estou ouvindo os servidores. Fazer o Estatuto da Guarda Municipal e os planos de carreira para os funcionários da Saúde, Educação, Segurança e demais categorias. Garantir seus direitos e benefícios. Realizar concursos públicos e valorizá-los como merecem. Ninguém vai resolver o problema da falta de água, da fila da saúde e conseguir a melhora dos índices da educação e segurança, sem os funcionários públicos.

A falta de água que afeta diversos bairros da cidade é outro grave problema. Como você enxerga isso e quais são as suas propostas para lidar com esse assunto? A falta de água é um problema grave. Curiosamente, há dois meses, meu adversário dizia que Piracicaba era um exemplo de saneamento básico e que apenas algumas pessoas sofriam com a falta de água. Mas desde que ele, quando prefeito, assinou o contrato que terceirizou o esgoto, a situação só piorou. Como dizem na roça, 'pau que nasce torto, cresce torto'. Por isso, um dos pontos principais será rever o contrato que terceirizou o esgoto e prejudicou diretamente o Semae. Esse contrato está errado, inclusive pela cobrança do esgoto com base no valor da água, o que é injusto para a população. Além disso, vou fazer o Programa Água na Torneira. Para resolver o problema, vou trocar a rede de abastecimento antiga por uma nova, eliminando os vazamentos que desperdiçam mais de 50% da água tratada. Também vou construir novos reservatórios nos bairros, garantindo um abastecimento mais eficiente. Piracicaba não pode mais sofrer com a constante falta de água.

Você mencionou que o governador Tarcísio de Freitas afirmou que as portas estarão abertas para você. Comente mais sobre essa parceria. Com o apoio do governador Tarcísio, vou trazer projetos que vão tornar Piracicaba livre e forte. Projetos para todas as áreas já estão sendo pensados. Na habitação, o Casa Paulista vai garantir moradia digna. O Bom Prato vai garantir refeições acessíveis e de qualidade para quem precisa. A Praça da Cidadania vai juntar lazer e cursos profissionalizantes. O Anel Viário vai melhorar a mobilidade e aliviar o tráfego na cidade. O primeiro Hospital Público Veterinário de Piracicaba vai atender a saúde animal. Também vamos trazer uma unidade do Centro Lucy Montoro, que é referência em reabilitação pelo SUS e vamos trabalhar pelas barragens do PCJ, para garantir a segurança hídrica de Piracicaba e região. Do lado certo, junto com o governador, vamos desenrolar Piracicaba.

Vamos falar um pouco de educação e outros assuntos prioritários? Eu falei sobre como vou desenrolar questões urgentes da nossa cidade. Mas queria aproveitar a oportunidade para comentar sobre as soluções que eu quero trazer em outras áreas também. Na educação, o Programa Creche Total tem o objetivo de zerar a fila de espera para vagas nas creches e vai oferecer período integral para atender melhor às necessidades das famílias. Também planejo a construção de novas creches para garantir que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade desde cedo. Na saúde animal, vou fazer o Castramóvel, que vai realizar castrações, vacinas e microchipagem dos animais e os Parcões, espaços cercados, com bebedouros, iluminação e brinquedos para os pets. Vou criar a Secretaria de Turismo e, para mais investimentos e visitantes na cidade, vou fazer o Centro de Convenções e Eventos. Também vou fazer o Piratec, com cursos na área de tecnologia, gastronomia e serviços, em parceria com as empresas. Vai formar as pessoas para aquilo que o mercado de trabalho precisa. Assim o emprego vem mais fácil. É possível mudar Piracicaba para melhor, com segurança. Esse é o meu compromisso. Com a gestão certa, Piracicaba vai ser livre e forte.

Comentários

Comentários