ACIDENTE AÉREO

Pilotos alemães morrem após avião da 2ª Guerra cair na Finlândia

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Wikipedia (domínio público)
Nenhum dos 'dois pilotos experientes' a bordo sobreviveu, segundo a polícia.
Nenhum dos 'dois pilotos experientes' a bordo sobreviveu, segundo a polícia.

Dois pilotos alemães perderam morreram quando o avião da Segunda Guerra Mundial em que estavam caiu e pegou fogo no sul da Finlândia, pouco após a decolagem, informou a polícia à agência de notícias AFP, nesta quinta-feira (17).

Leia também: Piloto morre durante voo e equipe realiza pouso às pressas

O monomotor T-6 Texan de dois lugares, bastante utilizada como avião de treinamento militar pelos Estados Unidos na década de 1930 e hoje em dia visto com frequência em exibições aéreas, caiu numa área florestal próxima ao aeródromo de Räyskälä ontem (16). Nenhum dos "dois pilotos experientes" a bordo sobreviveu, segundo a polícia.

Investigadores finlandeses sugeriram que uma falha no motor foi provavelmente a causa do acidente.

As autoridades relataram que a aeronave, de propriedade alemã, havia sido vendida recentemente e estava em voo de teste antes de ser transferida para a Alemanha.

Segundo a agência de notícias finlandesa STT, o avião foi fabricado em 1942 e era o único exemplar desse tipo na Finlândia. A aeronave, uma versão naval do T-6, foi trazida ao país em 2020 e passou por uma inspeção no início deste mês, conforme reportado pela mídia local.

Räyskälä, a 100 km da capital Helsinque, é o maior centro de aviação esportiva da região nórdica, segundo informações do site do local.

T-6 foi usado no Brasil

Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), das 15.649 unidades produzidas, 81 foram montadas no Brasil pela Fábrica de Aviões de Lagoa Santa/MG, entre 1945 e 1952, uma boa parte deles com elevado grau de nacionalização.

No Brasil, os T-6 da FAB só vieram a ser desativados em 1974 (na Esquadrilha da Fumaça foram usados até 1976), substituídos gradualmente pelos Neiva Universal.

Comentários

Comentários