DUAS COMEMORAÇÕES

Dia de Nossa Senhora e das Crianças: como surgiu o 12 de outubro

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Roberto Gardinalli

O dia 12 de outubro é feriado nacional no Brasil, celebrado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, e também marca o Dia das Crianças. Embora as datas coincidam, o feriado é exclusivo à santa, e o Dia das Crianças, oficializado em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes, não é considerado um feriado, sendo uma celebração de apelo comercial que ganhou força apenas na década de 1960.

Saiba mais

Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI em 1930, com a data escolhida em referência ao dia em que sua imagem foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717. O feriado foi instituído em 1980, durante a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, quando o presidente João Batista Figueiredo sancionou a lei que oficializou a celebração religiosa.

Embora sem relação direta, o Dia das Crianças e o feriado religioso são celebrados simultaneamente. Para religiosos, além do apelo comercial do Dia das Crianças, é essencial lembrar da importância de cuidar das crianças todos os dias, garantindo a elas carinho e uma educação sólida.

Comentários

Comentários