Um dos esportes mais populares do Brasil tem o seu próprio dia. Nesta quarta-feira (9), é comemorado o Dia do Atletismo, uma modalidade democrática que une homens e mulheres de todas as classes sociais, idades, e biotipos distintos na busca da superação e recordes.
O atletismo tem como uma de suas características ser um esporte eclético e, também por isso, é um dos três mais importantes e tradicionais dos Jogos Olímpicos, fazendo uma trinca ao lado da ginástica e da natação. O atletismo é considerado a prática esportiva mais antiga da história humana, iniciado na Grécia antiga, em 776 a.C.
“O atletismo merece muito um dia só para ele”, diz a professora de educação física Rosivane Ramos Ferreira Guilherme, a Rosi. “É um dos esportes que mais trouxeram medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos, tendo nomes incríveis como Adhemar Ferreira da Silva, João do Pulo, Joaquim Cruz, Maurren Higa Maggi entre outros”, completa.
Ex-XV de Piracicaba é alvo de gigante europeu
Esse esporte, por ter tantas possibilidades, cativa a todos, sejam eles crianças, jovens ou adultos. “A corrida de rua entrou na minha vida através de um amigo e nunca mais parei. Comecei no atletismo em 2013 e, desde então, faço em média duas provas ao mês”, declarou o maratonista Antônio Marco Pereira de Araújo.
Para o veterano José Antonio Teixeira Leite, o Preté, “o pedestrianismo, me proporcionou estar saúde e construindo uma boa amizade entre os atletas, pessoas de várias localidades e de muito conhecimento técnico sobre as corridas, além de ser reconhecido pela minha dedicação de ter chegado aonde cheguei”, explica.
PROJETOS
O atletismo, como essência correr, saltar e arremessar, se torna a base de todos os esportes, na visão da professora Rosi. “Acredito que o atletismo tem tido uma evolução muito importante, com diversos projetos e excelentes professores que ajudam a muitas crianças e jovens”, opina.
A professora trabalha no Sesi Piracicaba, que desenvolve o PAF (Programa Atleta do Futuro, com os técnicos Isabelle Soares da Silva (ex-aluna e ex-atleta) e Márcio da Costa Silva (ex-atleta), que atende mais de 300 crianças entre 6 e 17 anos. Dentre tantos alunos que já passaram pelo projeto, destaque para os velocistas Erik Felipe e Felipe Bardi, que participaram da Olimpíada de Paris.
No momento, há também atletas promissores como a aluna Ana Laura Pires dos Santos, de 15 anos, que atualmente é a 4º melhor do Brasil no pentatlo. “Uma aluna atleta muito dedicada aos estudos e ao esporte. E que possivelmente, ouviremos muito falar neste nome, dando muitas alegrias a nossa cidade e país”, aposta Rosi.
PROVAS
O atletismo composto por 6 provas oficiais, sendo elas: provas de corrida; prova de revezamentos; prova de saltos; prova de arremesso e lançamentos; prova combinada; e marcha atlética. Em cada prova há 20 modalidades diferentes, que se distinguem em percurso e equipamentos.
No Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte. Já na esfera mundial a responsabilidade fica a cargo da Associação Internacional das Federações de Atletismo.