A Cátedra Luiz de Queiroz empossa no próximo dia 9 de outubro seu quinto titular. O novo catedrático é Heitor Cantarella, atual diretor do Centro de Solos e Pesquisas de Fertilizantes do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Na cerimônia, que acontece no Salão Nobre da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) também serão apresentadas as atividades desenvolvidas sob coordenação do quarto titular da Cátedra, Evaldo Ferreira Vilela (ciclo 2022-2024) e, em seguida, será apresentado o tema do ciclo 2024-2025, “Fontes Sustentáveis de Fertilizantes”. O evento acontece às 16h.
Saiba mais
- Revistas da Esalq: educação, história e cultura
- Esalq e Cena tem 17 entre os cientistas mais influentes do mundo
- Agricultura da Esalq é 9° lugar no mundo em ranking
Para este ciclo na Cátedra, Cantarella afirma que dará especial atenção à educação continuada em fertilizantes e sustentabilidade, aproveitando a experiência e as ações da Esalq no assunto. “O objetivo será estimular estudantes a aprofundar os conhecimentos sobre o tema, desenvolver pensamento crítico, realizar pesquisas inovadoras em parceria com instituições de ensino e pesquisa, além de empresas da iniciativa privada para se prepararem para um mercado que demandará profissionais altamente qualificados”, diz Cantarella. “Fertilizantes e sustentabilidade continuarão a ser assuntos importantes nas próximas décadas, portanto com muitas oportunidades para profissionais com boa formação. Ao mesmo tempo, continuará a haver amplo espaço para atuação em PD&I, em que a Esalq deve assumir papel de destaque”, completou.
Precederam Cantarella como titulares da Cátedra Luiz de Queiroz, Roberto Rodrigues (ciclo 2017/2018), Marcos Sawaya Jank (ciclo 2019/2020), Alysson Paolinelli (ciclo 2020/2022) e Evaldo Vilela (ciclo 2022/2024).