O Vila Fátima será novamente o representante de Piracicaba no Campeonato Amador do Estado, a competição não profissional mais importante de São Paulo, que tem a chancela da FPF (Federação Paulista de Futebol). No ano passado, a equipe foi eliminada nas semifinais do torneio.
A FPF definiu para o dia 13 de outubro o início do Amador do Estado. Os jogos do União serão sempre aos domingos à tarde. Neste ano, a competição terá 16 clubes, divididos em oito grupos com dois times cada. As partidas serão eliminatórias em duelos de ida e volta.
Na primeira rodada, o União Vila Fátima encara o Tuiuti, da cidade do mesmo nome, às 15h, no estádio José Paschoal Blando. O jogo de volta será na semana seguinte, no dia 20, no estádio Barão da Serra Negra, também às 15h.
VEJA TAMBÉM - Comissão eleitoral define o pleito no XV de Piracicaba
O União herdou a vaga no Amador do Estado após as desistências dos finalistas da Copa Tio Régis, Bem Bolado e Grêmio da Balbo, que abriram não de disputar o torneio. A Balbo sagrou-se campeã do torneio neste domingo (22), no Barão da Serra Negra, ao bater o rival por 1 a 0.
“O time contemplado à vaga é o time campeão (Balbo). Porém, os dois envolvidos na final não quiseram a vaga. Nessa forma, pulou para os times que perderam as semifinais, Sequelados e Alvorada, que também não quiseram. Aí, baixou para Novo Horizonte e Vila Fátima, que ficou com a vaga”, explicou Leandro Silva, presidente da LDP (Liga Desportiva Piracicabana).
VEJA TAMBÉM - Piracicabano celebra cinco medalhas nas paralimpíadas
A participação no Amador do Estado gera muita despesa ao time mandante, que tem de assegurar a segurança do jogo e também providenciar a parte médica, com profissionais de saúde e ambulância, entre outros.
No ano passado, a campanha do União Vila Fátima foi de quatro jogos, com duas vitórias e duas derrotas. Na primeira fase, eliminou o Rose’n Boys, de Franca, com 2 a 1 no Barão da Serra Negra, e 3 a 2 fora de casa.
Na segunda fase, diante do Bandeirante, da cidade de Brodowski, foram duas derrotas por 2 a 1. O Bandeirante, depois, acabou conquistando a competição, que teve oito times participantes em 2023.
TIO RÉGIS
Na final da Copa Tio Régis, Série A1, realizada neste domingo (22), o Grêmio da Balbo bateu o Bem Bolado por 1 a 0, no estádio Barão da Serra Negra, e ficou com o título da competição. Na Série A2, o Vila Fátima derrotou o Novo Horizonte por 2 a 0.