O fechamento do Horto de Tupi e da Estação Experimental de Ibicatu, em Piracicaba, foi prorrogado pelo governo de São Paulo por conta do risco de incêndios florestais. No total, 81 unidades de conservação do estado permanecem fechadas. A decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do Governo, devido à continuidade das condições climáticas de risco nos próximos dias. Os parques estão fechados desde o dia 1º para proteger a população e manter foco total na prevenção a incêndios nessas áreas de preservação. A previsão indicava que os parques seriam reabertos nesta quinta-feira (12), mas o fechamento foi ampliado. A previsão é a de que as áreas continuem fechadas até, pelo menos, o dia 29 de setembro.
Saiba mais
“Diante da persistência das condições climáticas, que favorecem a ocorrência de incêndios, tomamos a decisão de prorrogar o fechamento dos Parques Estaduais. Essa medida, embora temporária, é fundamental para proteger a biodiversidade e garantir a segurança de todos. Nossos profissionais continuam atuando incansavelmente no combate a possíveis focos incêndios e na proteção das áreas fechadas”, destaca Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal. “Essa decisão mostrou-se muito eficaz neste período, por isso vamos estender o fechamento enquanto o cenário estiver crítico.”
Na última terça-feira (10), o prefeito Luciano Almeida flagrou um incêndio que ia em direção ao Horto de Tupi e convocou a Defesa Civil. O flagrante foi feito quando o chefe do Executivo voltava para Piracicaba de uma viagem a Brasília. "Estou na entrada deste condomínio, de quem vem de São Paulo para Piracicaba, e a situação é urgente, o fogo está se alastrando, todas as equipes devem vir para cá, senão vai queimar o Horto de Tupi", diz ele em vídeo.