LITERATURA

Academia Piracicabana de Letras empossa dois novos acadêmicos

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação
Marcelo Pereira da Silva e Eliete de Fátima Guarnieri serão empossados na APL
Marcelo Pereira da Silva e Eliete de Fátima Guarnieri serão empossados na APL

A Academia Piracicabana de Letras (APL) realiza nesta quarta-feira (28), às 19h30, na Biblioteca Pública “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, a sessão de posse de dois novos acadêmicos.

Vitor Pires Vencovsky, presidente da entidade, destaca que participar da APL é um grande privilégio, pois todos têm a oportunidade de conhecer outros acadêmicos e ajudar em vários projetos voltados ao desenvolvimento da literatura em Piracicaba. “Acreditamos que, através da cultura, podemos transformar a vida das pessoas”, complementa Vencovsky.

O evento é aberto ao público e contará com a presença de familiares, amigos e convidados dos novos acadêmicos. Também participa do evento a escritora Bianca Rosenthal, que proferirá palestra sobre “Estratégias para escritores navegarem na nova era editorial”.

Novos acadêmicos

Eliete de Fátima Guarnieri

Cadeira 22 – Patrono Erotides de Campos

É piracicabana, 51 anos, casada, uma filha. Graduada em Direito pela USP, é Juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo. Escreve textos desde a adolescência, quando participou das oficinas literárias com o escritor Ignácio Loyola, participando da fundação do GOLP (Grupo Oficina Literária de Piracicaba). Participou da obra coletiva “Mistérios do Engenho”, de 1991, publicada pela Coordenadoria de Ação Cultural da Prefeitura do Município de Piracicaba, com o conto “Afogando números”. Participou da obra coletiva “Direito e Literatura – Justiça Paulista”. Em 21 de março de 2023, publicou seu primeiro livro de contos, “Quando o Estômago Grita”, pela Editora Patuá, cuja orelha foi escrita pelo escritor e membro da Academia Paulista de Letras Mafra Carbonieri, recebendo a Moção de Aplausos pela publicação. Em 19 de outubro de 2023, recebeu a “Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Santa Bárbara d ?Oeste pela publicação de seu livro “Quando o Estômago Grita”. Na mesma data, recebeu o Título de Cidadã Barbarense. Participou da obra coletiva “Ser Juiz”, publicada pela Editora Processo em fevereiro de 2024. Em 26 de março de 2024, lançou seu segundo livro de contos, “Quando a Alma Viaja”, pela Life Editora. Amante de literatura, de línguas (português, francês e italiano) e de música, toca piano clássico desde os 9 anos e, em 2018, começou a tocar órgão de tubos, sendo organista da Catedral de Santo Antônio de Piracicaba.

Marcelo Pereira da Silva

Cadeira 28 – Patrono Delfin da Rocha Neto

Piracicabano, 33 anos, casado, um filho. Pós-graduando em Literatura, Artes e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Linguagens, Seus Códigos e Mundo do Trabalho pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduando em Teatro pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professor da rede estadual de ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), em turmas dos Ensinos Fundamental e Médio. Em seu trabalho atual, além de lecionar Língua Portuguesa, ministra disciplinas diversificadas (Protagonismo Juvenil, Práticas Experimentais – Produção de Textos, Tecnologia e Inovação) e eletivas relacionadas às Artes, como Cinema, Artes Cênicas e Música. Desde 2012, é dramaturgo, ator e diretor na Cia. de Artes RenovArte. Desde 2018, é coordenador e mediador do Projeto “Cine Debate”, da Associação Paulista de Medicina Regional de Piracicaba (APM). Participa do Grupo Oficina Literária de Piracicaba (GOLP).  Publica crônicas para a seção “Prosa e Verso”, do jornal A Tribuna Piracicabana. Em 2023, publicou o livro de contos e crônicas “Nos Intervalos da Pressa” (Editora Paladar Cultural). Seus principais interesses de estudo são: adaptações teatrais de obras cinematográficas; adaptações cinematográficas de obras literárias; análise fílmica; gêneros cinematográficos; história do cinema e estética do filme.

Sobre a APL

A Academia Piracicabana de Letras foi fundada por João Chiarini em Sessão Magna realizada em 11/03/1972 na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. É constituída por 40 acadêmicos e seus respetivos patronos. Tem como objetivos congregar escritores, incentivar pesquisas e estudos sobre a literatura, desenvolver e apoiar iniciativas de cunho literário junto ao poder público e entidades particulares, incentivar e orientar jovens escritores, divulgar os grandes vultos da literatura e realizar a publicações de livros, revistas e conteúdos digitais.

SERVIÇO

  • Evento: Sessão de posse de novos acadêmicos da Academia Piracicabana de Letras
  • Dia e horário: 28/08/2024 – 19h30
  • Local: Biblioteca Pública “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”
  • Endereço: Rua Saldanha Marinho, 333 (entrada pela Rua do Vergueiro) – Centro, Piracicaba – SP

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários