ARQUITETURA ITALIANA

É HOJE! Società Italiana abre exposição de arquitetura

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min

A Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e a diretoria da Società Italiana di Mutuo Soccorso trazem para Piracicaba a exposição “Arquitetura Italiana no Estado de São Paulo”, que será aberta no dia 28 de agosto, às 19 horas, no teatro da entidade, com entrada franca e aberta a todos os interessados. A mostra poderá ser visitada de terça à sexta-feira, das 8hs às 13 horas e das 14h às 18 horas. Aos sábados, das 8h às 12 horas, na Rua Dom Pedro I, 781, Centro.

O evento faz parte das atividades comemorativas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e do aniversário de 236 anos de Piracicaba. Dentre os prédios históricos da cidade selecionadas pela curadoria estadual da exposição estão a Capela de São Pedro, do bairro Monte Alegre, a Escola Estadual Moraes Barros, a Escola Estadual Sud Mennucci, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Portal do Cemitério da Saudade, o Seráfico São Fidéliz, a sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso e o Teatro Santo Estevam.

O material itinerante é parte do projeto “Plataforma on-line: Arquitetura Italiana no Estado de São Paulo”, que tem como objetivo divulgar e proporcionar o acesso livre à uma produção pouco conhecida pela historiografia da Arquitetura e do Urbanismo Brasileiros, referente à arquitetura idealizada e produzida pelos imigrantes italianos que chegaram ao Estado de São Paulo a partir do primeiro quadrante do século 19.

O projeto completo pode ser acessado pela Plataforma através do site: www.arquiteturaitalianasp.com.br. Atualmente, a plataforma conta com informações relativas a projetos, obras e profissionais italianos de primeira e segunda geração que atuaram nas cidades de Araraquara, Campinas, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Pardo, São Paulo e Santos.

O legado da arquitetura desses profissionais ficou evidenciado em trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, incluindo os arquitetos Marcelo Cachioni, integrante da equipe do Departamento de Patrimônio Histórico da Semuhget, responsável por Piracicaba no projeto, e Juliana Binotti P. Scariato, autora do projeto de restauro da sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba, coordenados pelo professor Miguel Buzzar, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP), com financiamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

“A exposição vem reforçar a necessidade de políticas de conservação e preservação desses importantes bens culturais para a história do Estado de São Paulo”, afirmam os pesquisadores. Para o presidente da Società, Juliano Meneghel Dorizotto, a mostra é de suma importância para que Piracicaba se veja no contexto da imigração italiana, do final do século 19, e possa assim compreender melhor parte do legado dos italianos que se fixaram em Piracicaba.
“É um prazer enorme receber essa exposição tão bem elaborada. Com este evento, reforçamos nossa missão de destacar o peso da italianidade para o desenvolvimento urbano no Estado de São Paulo e, em especial, de Piracicaba. Compomos assim, com louvor, as atividades comemorativas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil”, concluiu Dorizotto.

Comentários

Comentários