A Orquestra de Câmara de Cordas de Piracicaba se apresenta na Società Italiana nesta sexta-feira (26), a partir das 20h, com entrada gratuita. Não é necessário retirar ingressos antecipadamente. Este é o segundo concerto da orquestra na temporada 2024.
Saiba mais
No repertório, os músicos vão apresentar obras clássicas do repertório de cordas. Entre elas, estão a Serenata de Elgar e a Pequena Serenata Noturna de Mozart. A regência será do maestro titular Fhelipe Serafim e contará com solo do violoncelista Raphael Oliveira para o Concerto de Casadeus em Dó menor, conhecido como concerto de Christian Bach.
A Orquestra de Câmara é fruto do desenvolvimento e aprimoramento técnico e musical de músicos da Orquestra Educacional, que desde 2015 desenvolve suas atividades. Segundo os fundadores da OEP, as perguntas que ficavam eram: o que fazer com os músicos que tenham maior desenvoltura técnica e musical? Onde alocá-los para que continuem sendo desafiados em suas habilidades? Com isso, surgiu a proposta de convidar 20 músicos das cordas da OEP para integrar a Orquestra de Câmara. Com isso, os músicos têm a possibilidade de executar obras escritas para essa formação, com experiências de variados compositores e sonoridades.
As orquestras de câmara são formadas por um número menor de músicos e instrumentos musicais quando comparada a uma orquestra completa. As apresentações normalmente são realizadas em ambientes menores. Além disso, é comum que uma orquestra de câmara seja formada por apenas um tipo de instrumento, como cordas, sopro ou percussão.
A apresentação da Orquestra de Câmara de Cordas de Piracicaba acontece na sexta-feira (26), às 20h na Società Italiana. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingressos antecipadamente. A Società Italiana fica na Rua Dom Pedro I, n° 781, no Centro de Piracicaba.