EMPREGOS

Região de Piracicaba vai receber multinacional de tecnologia

Por Nani Camargo |
| Tempo de leitura: 2 min
Freepik
Uma multinacional da área de tecnologia da informação vai se instalar na Região Metropolitana de Piracicaba (RPM)
Uma multinacional da área de tecnologia da informação vai se instalar na Região Metropolitana de Piracicaba (RPM)

Uma multinacional da área de tecnologia da informação vai se instalar na Região Metropolitana de Piracicaba (RPM). O nome do grupo - considerado um gigante no ramo de datacenter - é mantido sob sigilo.

A área escolhida tem dois milhões de metros quadrados e fica em Limeira, na divisa com Santa Bárbara D´Oeste, próximo ao rio Piracicaba e a Ponte do Funil.

Segundo Roliandro Antunes Costa, consultor da empresa Saf Play, que atua no ramo imobiliário para grandes corporações, o fato de Limeira estar na RPM e a vocação da região para o desenvolvimento de atividades na área de tecnologia foram primordiais para a escolha da sede da multinacional. "Será uma das maiores empresas de data center da América Latina" diz ele.

Na segunda-feira (15), ele se reúne com o Ministério Público de Piracicaba para tratar de questões ambientais do empreendimento - que tem atividade "limpa" e não gera resíduos.

A localização levou em conta questões geográficas, disponibilidade de energia elétrica e vocação da cidade para implementação de empresas de tecnologia.

Nesta primeira fase, a previsão de investimementos é da ordem de US$ 1,8 bilhão em uma área de 350 mil metros de construção para abrigar barracões. Esses barracões contarção computadores, equipamentos e escritórios de trabalho.

Empreendedores que apresentaram o projeto à Prefeitura de Limeira compararam o tamanho do empreendimento com uma das maiores empresas de Limeira – a Ajinomoto, cuja planta tem 110 mil mentros quadrados de construção. “Ou seja, somente na primeira etapa, este empreedimento terá três vezes o tamanho da Anjinomoto em termos de edificação.

Um projeto de lei complementar foi enviado pelo Executivo de Limeira à Câmara Municipal. O zonemanrto da área - hoje rural - precisa ser alterado para urbana e industrial para que a empresa consiga adquirir as terras. Leis federais vedam que multinacionais comprem áreas rurais de outros países. A previsão é que após a aprovação da matéria, ainda neste mês, a multinacional comece seu cronograma.

Em um primeiro momento, certca de 1000 empregos devem ser gerados, com contratação de mão de obra, inclusive, de Piracicaba.

O que é um Datacenter

Também chamado de Centro de Processamento de Dados, o Datacenter é uma instalação física que as empresas usam para hospedar tecnologia da informação. Contam com servidores, equipamentos de armazenamento e processamento de dados, roteadores, dispositivos de segurança e controladores de entrega de aplicativos, com o objetivo de garantir a disponibilidade do ambiente e a continuidade do negócio de uma empresa.

Os data centers abrigam uma infinidade de servidores e bancos de dados, além de processar grandes quantidades de informação.

Comentários

Comentários